RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO EM JUAZEIRO DO NORTE - CEARÁ: UM DESAFIO À SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Autores

  • Nághela Gonçalves de Moura Mestranda em Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade Federal do Cariri (UFCA).
  • José Ferreira Lima Júnior É docente da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Palavras-chave:

disposição final, gestão diferenciada, resíduos de construção.

Resumo

Este estudo objetiva analisar os aspectos legais, sociais, ambientais e sanitários da deposição irregular de resíduos de construção e demolição (RCD) em Juazeiro do Norte.  A pesquisa tem cunho qualitativo e caracteriza-se por ser um estudo de caso. Constatou-se que embora Juazeiro do Norte possua uma legislação relativa ao descarte de RCD, esta é insuficiente e omissa em alguns aspectos. Além disso, a falta de conscientização ambiental dos geradores e responsáveis pelos RCD, a ausência de uma gestão diferenciada e a ausência de locais de entrega voluntária de RCD, faz com que estes sejam descartados de modo irregular em vias, logradouros e áreas de preservação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nághela Gonçalves de Moura, Mestranda em Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Bacharel em Direito pela Faculdade Paraíso do Ceará (FAP-CE) (2014) e Mestranda em Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Palestrante, Conselheira do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência da Cidade de Juazeiro do Norte (CONDEF), Consultora de Acessibilidade e Consultora Jurídica do Instituto de Apoio à Criança com Câncer (IACC). Tem experiência nas áreas das Ciências Jurídicas, atuando principalmente com Direito Civil e Direitos Fundamentais.

José Ferreira Lima Júnior, É docente da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

O professor possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) (2003); título de especialista em Saúde Coletiva pelo Conselho Federal de Odontologia (2006); especialização em Formação de Professores para o Ensino Superior (2008); mestrado em Odontologia Preventiva e Social pela UFRN (2005) e doutorado em Biotecnologia em Saúde pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2012). É docente da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e concluiu estágio Pós-Doutoral na área de Ciências Ambientais, junto ao Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER) da Universidade Federal do Cariri (UFCA) em 2016.

Downloads

Publicado

24-02-2018

Como Citar

Moura, N. G. de, & Lima Júnior, J. F. (2018). RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO EM JUAZEIRO DO NORTE - CEARÁ: UM DESAFIO À SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL. Revista Direito Ambiental E Sociedade, 7(3), 129–154. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/direitoambiental/article/view/4443