ATERROS SANITÁRIOS: ASPECTOS GERAIS E DESTINO FINAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS

Autores

  • Márcio Oliveira Portella Escola Superior Dom Helder Câmara
  • José Cláudio Junqueira Ribeiro Universidade Fumec de Minas Gerais

Palavras-chave:

aterro sanitário, resíduos, gerenciamento, sustentabilidade.

Resumo

O desenvolvimento do tema proposto tem por objetivo propiciar um entendimento geral dos aterros sanitários. Inicialmente serão abordados os resíduos sólidos com intuito de uma compreensão preliminar do assunto principal. Quanto aos aterros sanitários, o enfoque também se dará nos seus aspectos gerais, espécies, classificações e o gerenciamento, além dos conceitos introduzidos em nossa legislação ambiental, bem como conceituações e entendimentos doutrinários. Também serão abordadas, dentro do contexto, as vantagens e desvantagens de um aterro sanitário. No âmbito internacional, concernentes à sustentabilidade, estarão expostas as iniciativas de alguns países para destinação ecológica dos aterros sanitários em seus territórios e o novo programa global de Compras Públicas Sustentáveis, impulsionando os mercados na direção da sustentabilidade e da conservação dos recursos naturais, objetivando assim, a reciclagem e a diminuição da geração dos resíduos sólidos. 

Biografia do Autor

Márcio Oliveira Portella, Escola Superior Dom Helder Câmara

Direito Ambiental e Direito Civil

José Cláudio Junqueira Ribeiro, Universidade Fumec de Minas Gerais

Doutor em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela UFMG e Professor do Programa de Pós-graduação da ESDHC. Professor Titular de Gestão Ambiental da Universidade FUMEC.

Publicado

2014-04-23

Como Citar

Portella, M. O., & Ribeiro, J. C. J. (2014). ATERROS SANITÁRIOS: ASPECTOS GERAIS E DESTINO FINAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS. Revista Direito Ambiental E Sociedade, 4(1). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/direitoambiental/article/view/3080