OS MARCOS TEÓRICOS PARA A SEGURANÇA AMBIENTAL E SEUS PRINCÍPIOS ABRANGENTES

Autores

  • João da Cruz Gonçalves Neto Universidade Federal de Goiás
  • Cristiane Derani Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Ciriacy-Wantrup, Herman Daly, segurança ambiental, limite produtivo, capital natural

Resumo

Este texto é o primeiro de uma série que busca definir e aplicar o conceito de segurança ambiental como uma imagem reversa e ao mesmo tempo como um limite ao conceito de desenvolvimento sustentável. Tal conceito busca constituir-se, essencialmente, num instrumento político e jurídico limitante das atividades econômicas e intervenções políticas que avancem na “zona de perigo” ambiental. Começamos sua elaboração a partir de dois marcos teóricos, Ciriacy-Wantrup e Herman Daly, que tiveram em suas obras a ênfase nos limites produtivos e culturais, para, enfim, apropriar-nos de alguns de seus conceitos para produzir orientações avaliativas da lei ambiental nacional, a ser realizadas nas etapas futuras do trabalho.

Biografia do Autor

João da Cruz Gonçalves Neto, Universidade Federal de Goiás

Graduado em filosofia e direito pela UFG; mestre em filosofia pela UFG; doutor em filosofia pela PUCRS. Professor adjunto III na faculdade de direito da UFG. Pesquisador no mestrado em direito agrário da UFG.

Cristiane Derani, Universidade Federal de Santa Catarina

Cristiane Derani é professora no Centro de Ciências Jurídicas da UFSC e doutora em direito pela USP.

Downloads

Publicado

03-07-2015

Como Citar

Neto, J. da C. G., & Derani, C. (2015). OS MARCOS TEÓRICOS PARA A SEGURANÇA AMBIENTAL E SEUS PRINCÍPIOS ABRANGENTES. Revista Direito Ambiental E Sociedade, 4(2). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/direitoambiental/article/view/3006

Artigos Semelhantes

<< < 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.