ENTRE A AÇÃO E A INÉRCIA ESTATAL

A ALOCAÇÃO DE RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS NA GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS PELA PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA RITA-PB À LUZ DO DIREITO À CIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18226/22370021.v13.n1.16

Palavras-chave:

Gestão de Resíduos Sólidos, Políticas Públicas, Gasto Público, Direito à Cidade

Resumo

Este estudo irá tratar da relação dúbia existente entre a ação e a inércia estatal no que se refere à alocação de recursos públicos em empresas de coleta de lixo e a ausência de investimentos em cooperativas de reciclagem que praticam economia solidária. Para isso, avaliam-se as políticas públicas relacionadas à gestão de resíduos sólidos no município de Santa Rita-PB, bem como a qualidade do gasto na alocação de recursos orçamentários. O problema fundamental que se coloca é se a alocação dos recursos públicos está alinhada aos preceitos do direito à cidade e se são oferecidas condições para que a cooperativa desenvolva seu trabalho de forma eficiente. A linha metódica  e metodológica assume a direção da crítica de David Harvey aos processos de exclusão social provocados pela extração de mais-valor da força de trabalho e pela alocação dos excedentes de capital na cidade. Basicamente serão utilizados livros, artigos e legislação como instrumentos de pesquisa. Investigar-se-á, como hipótese, até que ponto os gastos públicos e o desenvolvimento de políticas públicas no que diz respeito à gestão de resíduos sólidos no município de Santa Rita-PB têm atendido aos preceitos do direito à cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana de Souza Alves Meireles, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Direito pela Universidade Federal da Paraíba. Mestranda em Direito Econômico pela Universidade Federal da Paraíba. Pós-graduanda em direito e processo do trabalho e previdenciário pela FESMIP-PB (Fundação Escola Superior do Ministério Público do estado da Paraíba) e em direito e processo civil pela ESA-PB (Escola Superior da Advocacia da Paraíba)

Fernando Joaquim Ferreira Maia, Universidade Federal da Paraíba

Doutor e Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba-PPGCJ/UFPB. Professor Associado do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba. 

Downloads

Publicado

25-10-2023

Como Citar

Meireles, M. de S. A., & Maia, F. J. F. (2023). ENTRE A AÇÃO E A INÉRCIA ESTATAL: A ALOCAÇÃO DE RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS NA GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS PELA PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA RITA-PB À LUZ DO DIREITO À CIDADE. Revista Direito Ambiental E Sociedade, 13(1). https://doi.org/10.18226/22370021.v13.n1.16