Interdisciplinaridade e ética: uma abordagem para além da perspectiva epistemológica // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019034

Autori

Abstract

O presente artigo ocupa-se, em sentido amplo, de um tema já consagrado por pesquisas acadêmicas oriundas de diferentes áreas do conhecimento: a interdisciplinaridade. Já não é mais necessário justificar a relevância sobre tais estudos, uma vez que são preponderantes os discursos que apontam para a emergência da superação do isolamento entre disciplinas. Em sentido estrito, este artigo posiciona o tema da interdisciplinaridade numa perspectiva que não é comum entre os debates mais recorrentes sobre o tema: assume-se a primazia da ética sobre a epistemologia na justificação da interdisciplinaridade. Após uma exploração preliminar sobre o que é característico nas definições de disciplina e interdisciplinaridade, o texto segue explorando sob dois aspectos a primazia ética: primeiramente, busca-se evidenciar uma dimensão ética constituinte da interdisciplinaridade; na sequência toma-se da hermenêutica filosófica a relação entre compreensão e deliberação para posicionar a primazia da ética sobre a epistemologia na justificação da interdisciplinaridade. Trata-se, aqui, de um estudo teórico que, de modo analítico e interpretativo, volta-se a definições preliminares e alcança uma construção conceitual sustentada pelas perspectivas teóricas estudadas. A fim de apoiar as definições preliminares sobre disciplina e interdisciplinaridade, analisam-se textos de Pombo (2008) e Paviani (2008). A partir de Bombassaro (2014) é indicado o acento ético do debate sobre interdisciplinaridade e, com Rorty (1997), é demarcada a solidariedade como processo de construção dos saberes. O argumento sobre a primazia da ética é especialmente construído com apoio em Gadamer (2004). O percurso conceitual aqui apresentado visa oferecer subsídios para que os debates sobre interdisciplinaridade em distintos setores da sociedade – desde aqueles em que se desenvolvem os saberes, até aqueles que os divulgam e aplicam – tenham especial atenção às implicações éticas aí presentes.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Ética. Processos de justificação do
conhecimento.

Biografia autore

Vanderlei Carbonara, Universidade de Caxias do Sul

Professor dos programas de pós-graduação em Educação e em Filosofia da Universidade de Caxias do Sul UCS). Doutor em Educação, Mestre em Filosofia, Licenciado em Filosofia.

Riferimenti bibliografici

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Pubblicato

2019-12-19

Come citare

Carbonara, V. (2019). Interdisciplinaridade e ética: uma abordagem para além da perspectiva epistemológica // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019034. CONJECTURA: Filosofia E educação, 24, e019034. Recuperato da https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/7811

Fascicolo

Sezione

Artigos