Interdisciplinaridade e ética: uma abordagem para além da perspectiva epistemológica // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019034
Abstract
O presente artigo ocupa-se, em sentido amplo, de um tema já consagrado por pesquisas acadêmicas oriundas de diferentes áreas do conhecimento: a interdisciplinaridade. Já não é mais necessário justificar a relevância sobre tais estudos, uma vez que são preponderantes os discursos que apontam para a emergência da superação do isolamento entre disciplinas. Em sentido estrito, este artigo posiciona o tema da interdisciplinaridade numa perspectiva que não é comum entre os debates mais recorrentes sobre o tema: assume-se a primazia da ética sobre a epistemologia na justificação da interdisciplinaridade. Após uma exploração preliminar sobre o que é característico nas definições de disciplina e interdisciplinaridade, o texto segue explorando sob dois aspectos a primazia ética: primeiramente, busca-se evidenciar uma dimensão ética constituinte da interdisciplinaridade; na sequência toma-se da hermenêutica filosófica a relação entre compreensão e deliberação para posicionar a primazia da ética sobre a epistemologia na justificação da interdisciplinaridade. Trata-se, aqui, de um estudo teórico que, de modo analítico e interpretativo, volta-se a definições preliminares e alcança uma construção conceitual sustentada pelas perspectivas teóricas estudadas. A fim de apoiar as definições preliminares sobre disciplina e interdisciplinaridade, analisam-se textos de Pombo (2008) e Paviani (2008). A partir de Bombassaro (2014) é indicado o acento ético do debate sobre interdisciplinaridade e, com Rorty (1997), é demarcada a solidariedade como processo de construção dos saberes. O argumento sobre a primazia da ética é especialmente construído com apoio em Gadamer (2004). O percurso conceitual aqui apresentado visa oferecer subsídios para que os debates sobre interdisciplinaridade em distintos setores da sociedade – desde aqueles em que se desenvolvem os saberes, até aqueles que os divulgam e aplicam – tenham especial atenção às implicações éticas aí presentes.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Ética. Processos de justificação do
conhecimento.
References
BOMBASSARO, Luiz Carlos. A dimensão ética da interdisciplinaridade. Roteiro. Joaçaba, v. 39, Edição Especial. p. 39-47, 2014. Disponível em <http://editora.unoesc.edu.br/index.php/roteiro/article/view/6352>. Acesso em: 21 mai. 2019.
______ Ciência e mudança conceitual: notas sobre Epistemologia e História da Ciência. Porto Alegre: Edipucrs, 1995.
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Médodo. 6. ed. Trad. Flávio Paulo Meurer. Petrópolis: Vozes, Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2004.
______ Hermenêutica em retrospectiva; A virada hermenêutica. v. II. Trad. Marco Antônio Casanova. Petrópolis: Vozes, 2007.
PAVIANI, Jayme. Interdisciplinaridade: conceitos e distinções. 2.ed. rev. Caxias do Sul, Educs, 2008.
POMBO, Olga. Epistemologia da interdisciplinaridade. Ideação. Foz do Iguaçu, v. 10, n. 1, p. 9-40, 2008. Disponível em: <http://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/4141>. Acesso em: 12 jul. 2019.
RORTY, Richard. Objetivismo, relativismo e verdade. Escritos Filosóficos; v. 1. Trad. Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1997.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1. The publication of the originals will imply the assignment of copyright to Conjectura Journal.
2. Texts cannot be reproduced without authorization from the Journal after acceptance.