Interdisciplinaridade e ética: uma abordagem para além da perspectiva epistemológica // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019034
Resumen
O presente artigo ocupa-se, em sentido amplo, de um tema já consagrado por pesquisas acadêmicas oriundas de diferentes áreas do conhecimento: a interdisciplinaridade. Já não é mais necessário justificar a relevância sobre tais estudos, uma vez que são preponderantes os discursos que apontam para a emergência da superação do isolamento entre disciplinas. Em sentido estrito, este artigo posiciona o tema da interdisciplinaridade numa perspectiva que não é comum entre os debates mais recorrentes sobre o tema: assume-se a primazia da ética sobre a epistemologia na justificação da interdisciplinaridade. Após uma exploração preliminar sobre o que é característico nas definições de disciplina e interdisciplinaridade, o texto segue explorando sob dois aspectos a primazia ética: primeiramente, busca-se evidenciar uma dimensão ética constituinte da interdisciplinaridade; na sequência toma-se da hermenêutica filosófica a relação entre compreensão e deliberação para posicionar a primazia da ética sobre a epistemologia na justificação da interdisciplinaridade. Trata-se, aqui, de um estudo teórico que, de modo analítico e interpretativo, volta-se a definições preliminares e alcança uma construção conceitual sustentada pelas perspectivas teóricas estudadas. A fim de apoiar as definições preliminares sobre disciplina e interdisciplinaridade, analisam-se textos de Pombo (2008) e Paviani (2008). A partir de Bombassaro (2014) é indicado o acento ético do debate sobre interdisciplinaridade e, com Rorty (1997), é demarcada a solidariedade como processo de construção dos saberes. O argumento sobre a primazia da ética é especialmente construído com apoio em Gadamer (2004). O percurso conceitual aqui apresentado visa oferecer subsídios para que os debates sobre interdisciplinaridade em distintos setores da sociedade – desde aqueles em que se desenvolvem os saberes, até aqueles que os divulgam e aplicam – tenham especial atenção às implicações éticas aí presentes.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Ética. Processos de justificação do
conhecimento.
Citas
BOMBASSARO, Luiz Carlos. A dimensão ética da interdisciplinaridade. Roteiro. Joaçaba, v. 39, Edição Especial. p. 39-47, 2014. Disponível em <http://editora.unoesc.edu.br/index.php/roteiro/article/view/6352>. Acesso em: 21 mai. 2019.
______ Ciência e mudança conceitual: notas sobre Epistemologia e História da Ciência. Porto Alegre: Edipucrs, 1995.
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Médodo. 6. ed. Trad. Flávio Paulo Meurer. Petrópolis: Vozes, Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2004.
______ Hermenêutica em retrospectiva; A virada hermenêutica. v. II. Trad. Marco Antônio Casanova. Petrópolis: Vozes, 2007.
PAVIANI, Jayme. Interdisciplinaridade: conceitos e distinções. 2.ed. rev. Caxias do Sul, Educs, 2008.
POMBO, Olga. Epistemologia da interdisciplinaridade. Ideação. Foz do Iguaçu, v. 10, n. 1, p. 9-40, 2008. Disponível em: <http://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/4141>. Acesso em: 12 jul. 2019.
RORTY, Richard. Objetivismo, relativismo e verdade. Escritos Filosóficos; v. 1. Trad. Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1997.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
1. A publicação dos originais implicará a cessão dos direitos autorais à revista Conjectura.
2. Os textos não poderão ser reproduzidos sem autorização da revista depois de aceitos.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.