A experiência estética e a formação humana numa perspectifa monista em Dewey // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019008

Autori

Abstract

O presente artigo trata da relação entre experiência estética e formação humana a partir da abordagem de John Dewey e tem como objetivo demonstrar as contribuições da experiência estética para a formação humana, a partir da perspectiva monista deste autor. Para dar conta desse propósito, tomamos como referência principal a sua obra Arte como Experiência e, como complementares, Democracia e Educação, Experiência e educação e Vida e Educação. O artigo aborda, inicialmente, a relação entre a experiência estética e o papel da imaginação para, em um segundo passo, tematizar a contribuição da experiência estética à educação compreendida como formação em uma perspectiva monista.

Palavras-chave: Experiência estética. Formação humana. Arte.
Educação.


 

Biografie autore

Aline Franciele Morigi

Doutoranda em educação pelo Programa de pós-graduação em educação da Universidade de Passo Fundo/RS.

Angelo Vitório Cenci, Universidade de Passo Fundo

Professor do Programa de pós-graduação em educação e do curso de filosofia da Univeridade de Passo Fundo/RS.

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Pubblicato

2019-05-23

Come citare

Morigi, A. F., & Cenci, A. V. (2019). A experiência estética e a formação humana numa perspectifa monista em Dewey // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019008. CONJECTURA: Filosofia E educação, 24, e019008. Recuperato da https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/6926

Fascicolo

Sezione

Artigos