A experiência estética e a formação humana numa perspectifa monista em Dewey // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019008
Abstract
O presente artigo trata da relação entre experiência estética e formação humana a partir da abordagem de John Dewey e tem como objetivo demonstrar as contribuições da experiência estética para a formação humana, a partir da perspectiva monista deste autor. Para dar conta desse propósito, tomamos como referência principal a sua obra Arte como Experiência e, como complementares, Democracia e Educação, Experiência e educação e Vida e Educação. O artigo aborda, inicialmente, a relação entre a experiência estética e o papel da imaginação para, em um segundo passo, tematizar a contribuição da experiência estética à educação compreendida como formação em uma perspectiva monista.
Palavras-chave: Experiência estética. Formação humana. Arte.
Educação.
References
DEWEY, J. Democracia e educação. Introdução à filosofia da educação. 3. ed. Tradução de Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. São Paulo: Nacional, 1959a.
DEWEY, J . Reconstrução em filosofia. Tradução de António Pinto de Carvalho. 2. ed. São Paulo: Nacional, 1959b.
DEWEY, J. Vida e Educação. Tradução e estudo preliminar por Anísio S. Teixeira.10. Ed. São Paulo: Melhoramentos; Fundação Nacional de Material Escolar, 1978.
DEWEY, J. Experiência e Educação. Tradução de Anísio Teixeira. 3. ed. São Paulo: Editora Nacional, 1979.
DEWEY, J. Arte como experiência. Tradução Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
DUARTE JR., J. F. Fundamentos estéticos da educação. 2 ed. Campinas, SP: Papirus, 1988.
DUARTE JR., J. F. O sentido dos sentidos: a educação do sensível. Curitiba, PR: Criar Edições, 2001.
DUARTE, Miguel Mesquita. A arte como experiência [Resenha de: DEWEY, John. Art as Experience. New York: A Perigee Book, 1980.]. Crítica Cultural – Critic, Palhoça, SC, v. 12, n. 1, p. 161-169, jan./jun. 2017.
KAPLAN, A. Introdução. In: DEWEY, J. Arte como experiência. Tradução Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
PONTES, G. M. D. de. Arte na educação da infância: saberes e práticas da dimensão estética. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação, Porto Alegre, 2013.
REIS, M.; BAGOLIN, L. A. Arte Como Experiência. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 142, p. 314-319, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010015742011000100017&lng=en&nrm=iso Acesso em 05 Mar. 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1. The publication of the originals will imply the assignment of copyright to Conjectura Journal.
2. Texts cannot be reproduced without authorization from the Journal after acceptance.