A experiência estética e a formação humana numa perspectifa monista em Dewey // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019008
Resumen
O presente artigo trata da relação entre experiência estética e formação humana a partir da abordagem de John Dewey e tem como objetivo demonstrar as contribuições da experiência estética para a formação humana, a partir da perspectiva monista deste autor. Para dar conta desse propósito, tomamos como referência principal a sua obra Arte como Experiência e, como complementares, Democracia e Educação, Experiência e educação e Vida e Educação. O artigo aborda, inicialmente, a relação entre a experiência estética e o papel da imaginação para, em um segundo passo, tematizar a contribuição da experiência estética à educação compreendida como formação em uma perspectiva monista.
Palavras-chave: Experiência estética. Formação humana. Arte.
Educação.
Citas
DEWEY, J. Democracia e educação. Introdução à filosofia da educação. 3. ed. Tradução de Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. São Paulo: Nacional, 1959a.
DEWEY, J . Reconstrução em filosofia. Tradução de António Pinto de Carvalho. 2. ed. São Paulo: Nacional, 1959b.
DEWEY, J. Vida e Educação. Tradução e estudo preliminar por Anísio S. Teixeira.10. Ed. São Paulo: Melhoramentos; Fundação Nacional de Material Escolar, 1978.
DEWEY, J. Experiência e Educação. Tradução de Anísio Teixeira. 3. ed. São Paulo: Editora Nacional, 1979.
DEWEY, J. Arte como experiência. Tradução Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
DUARTE JR., J. F. Fundamentos estéticos da educação. 2 ed. Campinas, SP: Papirus, 1988.
DUARTE JR., J. F. O sentido dos sentidos: a educação do sensível. Curitiba, PR: Criar Edições, 2001.
DUARTE, Miguel Mesquita. A arte como experiência [Resenha de: DEWEY, John. Art as Experience. New York: A Perigee Book, 1980.]. Crítica Cultural – Critic, Palhoça, SC, v. 12, n. 1, p. 161-169, jan./jun. 2017.
KAPLAN, A. Introdução. In: DEWEY, J. Arte como experiência. Tradução Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
PONTES, G. M. D. de. Arte na educação da infância: saberes e práticas da dimensão estética. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação, Porto Alegre, 2013.
REIS, M.; BAGOLIN, L. A. Arte Como Experiência. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 142, p. 314-319, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010015742011000100017&lng=en&nrm=iso Acesso em 05 Mar. 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
1. A publicação dos originais implicará a cessão dos direitos autorais à revista Conjectura.
2. Os textos não poderão ser reproduzidos sem autorização da revista depois de aceitos.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.