About the Journal

Conjectura Journal of Philosophy and Education is housed at The University of Caxias do Sul and is ranked in the Brazilian QUALIS/CAPES committee as B1(A3).

 

It publishes original articles (i.e., that have not been published either in print or in any digital form) on the core problems of Philosophy and Education, including interdisciplinary questions that seek to clarify the relationship between educational practice and philosophical problems. Original documents, critical reviews, debates, translations, notes on events, and announcements from scientific journals in the area may also be published.

Announcements

CHAMADA PARA DOSSIÊ TEMÁTICO: TEORIA CRÍTICA, AUTORITARISMOS E DESINTEGRAÇÃO SOCIAL

2025-10-22

CHAMADA PARA DOSSIÊ TEMÁTICO

Teoria Crítica, Autoritarismos e Desintegração Social
ISSN: 2178-4612

O Conselho Editorial da revista Conjectura: filosofia e educação (https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura) anuncia a abertura de chamada para submissão de artigos ao Dossiê Temático “Teoria Crítica, Autoritarismos e Desintegração Social”, organizado pelos professores Dr. Leonardo da Hora (Universidade Federal da Bahia – UFBA), Dr. Felipe Taufer (Universidade de Caxias do Sul – UCS) e Dra. Franciele B. Petry (Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC), sob a editoria do Prof. Dr. Lucas Mateus Dalsotto (UCS).

O dossiê nasce do encontro e do diálogo promovidos entre pesquisadoras e pesquisadores reunidos por ocasião do IV Encontro Nacional do GT de Teoria Crítica da ANPOF, realizado em Salvador, em outubro de 2025. Serão aceitas submissões de participantes do evento que são doutores e/ou doutorandos. Mestrandos(as) podem participar de submissões desde que o artigo seja submetido em co-autoria com um doutor(a)


O dossiê reúne contribuições que reflitam sobre os desafios contemporâneos da teoria crítica diante do avanço de formas autoritárias de poder e dos processos de desintegração social que atravessam as sociedades atuais. Busca-se congregar estudos que, a partir da tradição da Teoria Crítica — em suas diversas gerações e interlocuções —, examinem as dinâmicas de desarticulação do tecido social, as novas formas de autoritarismo político, bem como os potenciais normativos de resistência e reconstrução de um novo universalismo.

São especialmente bem-vindos trabalhos que articulem perspectivas interdisciplinares, abordagens diagnósticas do tempo presente e reflexões sobre as condições de possibilidade de uma crítica social imanente no contexto contemporâneo.

---

INFORMAÇÕES PRINCIPAIS

Título do dossiê: Teoria Crítica, Autoritarismos e Desintegração Social

Prazo para envio dos artigos completos (seção “Dossiê”): até 05 de janeiro de 2026

Período de avaliação dos artigos: até 02 de março de 2026

Edição e publicação: abril/maio de 2026

 

---

NORMAS E SUBMISSÃO

O envio dos artigos deve seguir rigorosamente as normas da revista, disponíveis em:
https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/about/submissions#authorGuidelines

Todos os textos devem ser submetidos exclusivamente pelo sistema da revista Conjectura: filosofia e educação.


---

Editor responsável

Prof. Dr. Lucas Mateus Dalsotto — Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Organizadores do Dossiê

Prof. Dr. Leonardo da Hora — Universidade Federal da Bahia (UFBA), coordenador do GT de Teoria Crítica

Prof. Dr. Felipe Taufer — Universidade de Caxias do Sul (UCS), vice-coordenador do GT de Teoria Crítica

Profa. Dra. Franciele B. Petry — Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), membro do núcleo de sustentação do GT de Teoria Crítica

Read more about CHAMADA PARA DOSSIÊ TEMÁTICO: TEORIA CRÍTICA, AUTORITARISMOS E DESINTEGRAÇÃO SOCIAL

Current Issue

Vol. 30 (2025): Fluxo Contínuo
					View Vol. 30 (2025): Fluxo Contínuo
Published: 2025-09-29

EDUCAÇÃO - Artigos

  • A constituição do professor-mediador por meio da participação em um grupo de estudos em educação literária

    Thais de Souza Schlichting, Adriana Fischer
    e025009
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v30.e025009
  • PIERRE BOURDIEU AND EDUCATION: HABITUS, CAPITALS, AND CENSORSHIP IN LITERATURE

    Mony Iaslyn Sampaio Luz , Daniela da Costa Britto Pereira Lima
    e025007
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v30.e025007
  • Literature and ethical-aesthetic formation a look at basic education

    Gigliane Batista de Oliveira, Maria Regina Johann
    e025003
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v30.e025003
  • Movimento de conexão da vida à sua essência Espiritualidade e psicologia na escola

    Júlio Cézar Adam, Clairton Puntel, Cleciane Moro, Jane Lourdes Dal Pai Giugno
    e025006
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v30.e025006
  • O diálogo é uma exigência existencial Reflexões sobre a prática docente a partir de Paulo Freire e Bell Hooks

    Priscilla Stuart da Silva
    e025001
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e025001
  • A frieza burguesa pela tecnologia na escola

    Manoel Dionizio Dionizio Neto, Antônio Álvaro Soares Zuin
    e024021
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v29.e024021
  • Educação técnica para a ação libertadora Um diálogo possível entre entre Andrew Feenberg e Paulo Freire

    Maurício Fernandes, Ruan Pedro Gonçalves Moraes
    e025002
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784614.v29.e025002

ARTICLES

  • Educação e Humanidade O desafio da educação inspirado em Martha Nussbaum

    Vivian Emilli Fallgatter Silva Fardo, Marineiva Moro Campos de Oliveira
    e025004
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v30.e025004

INTERVIEWS

  • O artesão-educador que [des]acredita no [re]começo - entrevista com Carlos Skliar

    Patrícia Giuriatti, Sarai Sánches de León Fernandez, Carlos Bernardo Skliar
    e025005
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v30.e025005
View All Issues