Satisfação e bem-estar na carreira docente no stricto sensu em Educação

Autores

Palavras-chave:

Saúde docente, Bem-estar, Satisfação, Docência, Educação

Resumo

Existe uma linha tênue entre o processo de saúde-adoecimento e o que pode ser considerado fator de satisfação ou de insatisfação na carreira. Esse processo e a forma como cada pessoa/profissional reage a determinada situação varia conforme cada indivíduo e contexto. Logo, o que pode ser satisfatório para uma pessoa pode não ser para outra, da mesma forma, como algo considerado estressante para um pode não ser para outro. Entram em cena questões de ordem pessoal, econômica, sociocultural, estilo de vida, ou seja, tem todo um contexto e uma conjuntura por trás de como cada pessoa reage diante de determinada situação. Esse entendimento é passível de ser aplicado a qualquer profissão, sendo o foco desse texto, a docência. Deste modo, objetivou-se compreender que fatores são considerados como causadores de satisfação no trabalho docente daqueles que atuam em programas de pós-graduação, com conceito 4, em um Estado da região sul do Brasil. Os dados foram coletados através de um questionário semiestruturado encaminhado por email, cujas respostas foram analisadas por meio da análise textual discursiva.  Como principais resultados, emergiram as seguintes categorias: docência (e aqui adentram as aulas dadas, a criação dos planos para as disciplinas, as orientações, a autonomia metodológica e a liberdade de cátedra), o estudar, o pesquisar, os resultados de pesquisas, a produção com os alunos, o contato com os alunos, o acompanhamento da evolução/crescimento dos alunos e, por fim, o reconhecimento, que reitera a questão de valorização. Concluiu-se que as categorias emergentes são reflexo de um quadro profissional específico, de uma região particular, mas que se coadunam com o que a teoria nacional desvela e revela. As categorias emergentes possuem relação direta com a essência do trabalho docente, também, como é sentida e valorizada pelo seu entorno.

Biografia do Autor

Jordana Wruck Timm, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Doutora em Educação (PUCRS). Pós-Doutorado em Educação (PNPD/CAPES/MEC). Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. E-mail: jordana@uri.edu.br

Luci Mary Duso Pacheco, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Doutora em Educação (UNISINOS). Professora e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. E-mail: luci@uri.edu.br

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Publicado

2024-06-05

Como Citar

Wruck Timm, J., & Duso Pacheco, L. M. (2024). Satisfação e bem-estar na carreira docente no stricto sensu em Educação. CONJECTURA: Filosofia E educação, 29(1), e024016. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/10632

Edição

Seção

Artigos