CORPORATE CHALLENGE CANVAS: FERRAMENTA VISUAL PARA SISTEMATIZAR DESAFIOS DE OPEN INNOVATION

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18226/23190639.v10n1.07

Palavras-chave:

Inovação aberta, Grandes empresas, Startups, Canvas, Desafio

Resumo

O engajamento entre grandes empresas e startups, intitulado Corporate Startup Engagement (CSE), é cada vez mais utilizado como estratégia corporativa em processos de inovação aberta. No intuito de contribuir para que o relacionamento entre grandes empresas e startups seja mais assertivo e colaborativo, o artigo visa apresentar parte do trabalho de pesquisa realizado no Programa de Mestrado Profnit, que teve como objetivo o desenvolvimento de uma ferramenta visual para a sistematização de desafios corporativos em interações de baixa maturidade com startupsAcredita-se que a sistematização das principais informações que devem estar disponíveis num desafio corporativo, tanto para compartilhá-lo com o ambiente externo – startup, programas, editais etc. – como no ambiente interno, é importante para a melhoria das interações. Utilizou-se a metodologia do Duplo Diamante, com a aplicação de métodos e ferramentas de gestão e design, para elaborar a ferramenta visual que foi testada e validada em um workshop. Concluiu-se que abordagens que possibilitem o levantamento e o registro sistematizado de desafios corporativos, utilizando-se de ferramentas visuais, podem colaborar para ampliar as taxas de sucesso no engajamento entre grandes empresas e startups.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Thais de Carvalho Larcher Pinto, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina [https://ror.org/041akq887]

Andréa Maristela Bauer Tamanine, Universidade da Região de Joinville - Univille

Universidade da Região de Joinville - Univille

Referências

Open Startups. (2020). Ranking 100 Open Startups. Insights: Panorama da Open Innovation & Startups no Brasil | 2016-2020. <https://www.openstartups.net/site/ranking/insights-2020.html>. Acesso em: 14 fev. 2021.

Avdiji, H., Elikan, D., Missonier, S., & Pigneur, Y. (2020). A design theory for visual inquiry tools. Journal of the association for Information Systems, 21(3), 3.

Ball, J. (2019). The double diamond: A universally accepted depiction of the design process. The Design Council UK https://www. designcouncil. org. uk/news-opinion/double-diamond-universally-accepted-depiction-design-process.

Bannerjee, S.; Bielli, S.; Haley, C.(2016) Scaling Together: Overcoming barriers in corporate-startups collaboration. Nesta. Disponível em: <https://media.nesta.org.uk/documents/scaling_together_.pdf>. Acesso em: 1 fev 2021.

Baumol, W. J. (2005). Education for innovation: Entrepreneurial breakthroughs versus corporate incremental improvements. Innovation policy and the economy, 5, 33-56.

Bland, D. J., & Osterwalder, A. (2019). Testing business ideas: A field guide for rapid experimentation (Vol. 3). John Wiley & Sons.

Board of Innovation. Corporate-startup partnership mapper. Disponível em: https://www.boardofinnovation.com/tools/corporate-startup-partnership-mapper/. Acesso em 21 set. 2021.

_______. Problem sizing canvas. Disponível em: https://www.boardofinnovation.com/tools/problem-sizing-canvas/. Acesso em 21 set 2021.

_______. Scoping Canvas. Disponível em: https://www.boardofinnovation.com/tools/scoping-canvas/. Acesso em 21 set. 2021.

Bonzon, A., & Netessine, S. (2016). 500 Corporations: How do the Worlds Biggest Companies Deal with the Startup Revolution.

Campbell, A., Gutierrez, M., & Lancelott, M. (2017). Operating model canvas. Van Haren Publishing.

Chan, Kim W. (2005). A estratégia do Oceano Azul – como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante. Rio de Janeiro: Editora Campus.

Chesbrough, H. (2003) The Era of Open Innovation. MITSloan.

Chesbrough, H., & Brunswicker, S. (2014). A fad or a phenomenon?: The adoption of open innovation practices in large firms. Research-Technology Management, 57(2), 16-25.

Fiemg Lab. Playbook de Inovação Aberta: Planejamento de Provas de Conceito entre Indústria-Startup. Disponível em: https://fiemglab.com.br/playbook-poc-vol1/. Acesso em 20 nov. 2021.

Habermann, F., & Schmidt, K. (2014). The project canvas. A visual tool to jointly understand, design, and initiate projects.

Henderson, B. D. (1979). The product portfolio: growth share matrix of the Boston Consulting Group. The strategy process: Concepts, contexts, cases, 2, 678-680.

Innochallenge. Are you an Innovation Agency wishing to activate Open Innovation support programmes for SMEs? Disponível em: https://www.innochallenge-project.eu/. Acesso em 19 set. 2021.

Jarratt, D., & Stiles, D. (2010). How are methodologies and tools framing managers' strategizing practice in competitive strategy development?. British journal of management, 21(1), 28-43.

Kalbach, J. (2016). Introducing alignment diagrams. J. Kalabach, Mapping Experiences, 1.

Lindegaard, S. (2010). The open innovation revolution: essentials, roadblocks, and leadership skills. John Wiley & Sons.

Mind The Bridge. (2019). The Status Of Open Innovation In Europe Corporate-startup Collaboration: 2019 report. Disponível em: <https://mindthebridge.com/open-innovation-in-europe-2019-report/>. Acesso em: 4 abr. 2021.

Mit Sloan Management Review Brasil. Projetos pilotos ajudam a inovação aberta. Disponível em: https://materiais.mitsloanreview.com.br/ebookinnoscience. Acesso em 22 set. 2021.

Mjv. Toolkit - Canvas de Inovação - Modelo para geração de ideias. Disponível em: https://conteudo.mjv.com.br/toolkit-canvas-de-inovacao. Acesso em 19 set. 2021.

Novum. The Challenge Canvas. Disponível em: https://novum.nu/challenge-canvas/. Acesso em 22 set. 2021.

Oliveira Lima, Sérgio Henrique de; Leocádio, Áurio Lúcio. Mapeando a produção científica internacional sobre inovação aberta. Revista Brasileira de Gestão e Inovação – Brazilian Journal of Management & Innovation v.5, n.2, Janeiro/Abril – 2018 ISSN: 2319-0639 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/index. DOI: 10.18226/23190639.v5n2.08.

Oliveira, L. Subtil de et al. (2022). Teste de um framework para implementação da open innovation: estudo de caso de uma empresa de automação. RBGI - Revista Brasileira de Gestão e Inovação – Brazilian Journal of Management & Innovation v.9, n.2, Janeiro/Março – 2022 ISSN: 2319-0639 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/index DOI: 10.18226/23190639.v9n2.05.

Porter, M. E. (1989). How competitive forces shape strategy. In Readings in strategic management (pp. 133-143). Palgrave, London.

Schättgen, N. (2016). The age of collaboration: match-maker ventures e telecom council of silicon valley. Match-Maker Ventures e Telecom Council of Silicon Valley. Disponível em: <https://www.adlittle.com/sites/default/files/viewpoints/ADL_MatchMaker_The_Age_of_Collaboration.pdf>. Acesso em: 18 fev. 2021.

Silveira, Bruno Ribas; Lavarda, Rosalia Aldraci Barbosa. (2020). Relação entre startup de base tecnológica e stakeholders à luz da estratégia como prática e teoria da saliência. Revista Brasileira de Gestão e Inovação – Brazilian Journal of Management & Innovation v.8, n.1, Setembro/Dezembro – 2020 ISSN: 2319-0639 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/index. DOI: 10.18226/23190639.v8n1.01.

Springer, L., Michelis, D., & Senges, M. (2018, September). How Traditional Companies can Foster Innovation through Collaboration with Startups. In European Conference on Innovation and Entrepreneurship (pp. 1032-XVII). Academic Conferences International Limited.

Strategyzer. The Business Model Canvas. Disponível em: https://www.strategyzer.com/canvas/business-model-canvas. Acesso em 17 set 2021.

The Mvp Experiment Canvas. A structured framework for turning your big idea into a Minimum Viable Product you can test and validate with potential customers. Disponível em: https://themvpcanvas.com/. Acesso em 20 set. 2021.

Thieme, K. (2017). The strategic use of corporate-startup engagement.

Thiollent, M. J. M., & Colette, M. M. (2020). Pesquisa-ação, universidade e sociedade. Revista Mbote, 1(1), 042-066.

Van Der Pijl, P., Lokitz, J., & Solomon, L. (2018). Planeje melhor seu negócio: novas ferramentas, habilidades e mentalidade para estratégia e inovação.

Downloads

Publicado

2023-01-23

Como Citar

Pinto, T. de C. L., & Tamanine, A. M. B. (2023). CORPORATE CHALLENGE CANVAS: FERRAMENTA VISUAL PARA SISTEMATIZAR DESAFIOS DE OPEN INNOVATION. Revista Brasileira De Gestão E Inovação (Brazilian Journal of Management and Innovation), 10(1). https://doi.org/10.18226/23190639.v10n1.07