Aplicativo Educacional Arte Aqui!: uma Proposta baseada na Cartografia dos Sentidos

Authors

  • Kelen Ricardo dos Reis Ucs- Universidade de Caxias do Sul
  • Carine Geltrudes Webber
  • Roberta Dall Agnese da Costa
  • Isolda Gianni de Lima
  • Laurete Teresinha Zanol Sauer

Abstract

Nesse artigo, discutem-se relações entre Arte e tecnologia, mediadas pelas interações com os espaços e territórios da cidade, com o ensino e a aprendizagem em Arte. Para tanto, foi desenvolvido um aplicativo para dispositivos móveis denominado ArteAqui!. O aplicativo educacional Arte Aqui! foi concebido como estudo de caso através da plataforma MIT App Inventor2. O aplicativo propõe aproximação da Arte com os usuários através dos percursos pelas linhas cartográficas do mapa de Caxias do Sul. A finalidade do aplicativo é de instigar a interação com a arte local, assim como a reflexão e a produção de criações artísticas de arte digital na modalidade Mobile Art. Ampliam-se as possibilidades pedagógicas por meio da cartografia dos sentidos e das experiências estéticas que podem ser propiciadas pelo uso do aplicativo, tanto no Ensino da Arte como em outras áreas do conhecimento.

 

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v7iss1p41

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Published

2019-06-23

How to Cite

dos Reis, K. R., Webber, C. G., Dall Agnese da Costa, R., Gianni de Lima, I., & Zanol Sauer, L. T. (2019). Aplicativo Educacional Arte Aqui!: uma Proposta baseada na Cartografia dos Sentidos. Scientia Cum Industria, 7(1), 41–48. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/7102

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha