Aplicativo Educacional Arte Aqui!: uma Proposta baseada na Cartografia dos Sentidos
Abstract
Nesse artigo, discutem-se relações entre Arte e tecnologia, mediadas pelas interações com os espaços e territórios da cidade, com o ensino e a aprendizagem em Arte. Para tanto, foi desenvolvido um aplicativo para dispositivos móveis denominado ArteAqui!. O aplicativo educacional Arte Aqui! foi concebido como estudo de caso através da plataforma MIT App Inventor2. O aplicativo propõe aproximação da Arte com os usuários através dos percursos pelas linhas cartográficas do mapa de Caxias do Sul. A finalidade do aplicativo é de instigar a interação com a arte local, assim como a reflexão e a produção de criações artísticas de arte digital na modalidade Mobile Art. Ampliam-se as possibilidades pedagógicas por meio da cartografia dos sentidos e das experiências estéticas que podem ser propiciadas pelo uso do aplicativo, tanto no Ensino da Arte como em outras áreas do conhecimento.
References
D. Domingues. Arte e vida no século XXI: tecnologia, ciência e criatividade/ organizadora Diana Domingues. - São Paulo: Edito-ra UNESP, 2003.
A. M. Barbosa. Arte-Educação: conflitos e acertos. São Paulo: Max Limond, 1984.
A. B. Buoro. O olhar em construção: uma experiência de ensino aprendizagem da arte na escola/Anamelia Bueno Boro. – 5. Ed. –São Paulo: Cortez, 2001.
Brasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasilia: MEC, 2017. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Versão final homologada da Educação Infantil ao Ensino Fundamental em 20/12/2017. Acesso em: mar. de 2019.
Maria Helena Wagner Rossi. Imagens que falam: leitura de arte na escola/Maria Helena Wagner Rossi.-Porto Alegre: Mediação, 2003.
CARTAXO, Zalinda. 1. ARTE NOS ESPAÇOS PÚBLICOS: a cidade como realidade. O Percevejo Online, v. 1, n. 1, 2009.
M. Costa. O Sublime tecnológico. Tradução Dion Davi Macedo. São Paulo: Experimento, 1995.
M. A. R. de Menezes. Cartografia dos Sentidos Modos do fazer, Experiência Estética e Aprendizagem. 2016. 116 f. Dissertação (Mestrado em Artes – Ensino de Artes) – Universidade Federal de Minas Gerais – Belo Horizonte, Minas Gerais.
D. Domingues. Criação e interatividade na Ciberarte. São Paulo: Experimento, 2002. p. 13
E. Couchot. A tecnologia na arte: da fotografia à realidade virtual. Tradução Sandra Rey. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003.
M. A. Moreira. A teoria da aprendizagem significativa e sua im-plementação em sala de aula. Brasília: Editora da UnB, 2006.
M. Ludke e Marli E.D.A. André. Pesquisa em educação: aborda-gens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
R. K. Yin. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
OLIVEIRA, L. de. Estudo Cognitivo do mapa. In: ALMEIDA, R. D. Cartografia Escolar. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2010, p. 15-42.
A. M. Barbosa. Tópicos Utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998a. p.35.
A. Paul S. (Coord.). Princípios de cartografia básica. Rio de Janei-ro: DSG/FIBGE, 1982. v. 1. Cap. 1.
P. Burke. Testemunha Ocular: história e imagem / Peter Burke; tradução Vera Maria Xavier dos Santos; revisão técnica Daniel Aarão Reis Filho. – Bauru, SP: EDUSC, 2004.
I. F. Fernandes. LANDAU, Luiz; CUNHA, Gerson Gomes. Reali-dade aumentada em museus: as batalhas do Museu Nacional de Belas Artes.Virtual Reality and Scientific Visualization Journal, v. 4, n. 1, p. 35-55, 2011.
A. M. Barbosa (Org.) Inquietações e mudanças no Ensino da Arte. São Paulo: Cortez, 2002
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de originalidade e cessão de direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não está sendo tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional durante o processo de revisão. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à revista SCIENTIA CUM INDUSTRIA. Contudo, a reprodução total ou parcial impressa ou eletrônica pode ser feita desde que o autor comunique oficialmente à revista. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).