Aplicativo Educacional Arte Aqui!: uma Proposta baseada na Cartografia dos Sentidos

Authors

  • Kelen Ricardo dos Reis Ucs- Universidade de Caxias do Sul
  • Carine Geltrudes Webber
  • Roberta Dall Agnese da Costa
  • Isolda Gianni de Lima
  • Laurete Teresinha Zanol Sauer

Abstract

Nesse artigo, discutem-se relações entre Arte e tecnologia, mediadas pelas interações com os espaços e territórios da cidade, com o ensino e a aprendizagem em Arte. Para tanto, foi desenvolvido um aplicativo para dispositivos móveis denominado ArteAqui!. O aplicativo educacional Arte Aqui! foi concebido como estudo de caso através da plataforma MIT App Inventor2. O aplicativo propõe aproximação da Arte com os usuários através dos percursos pelas linhas cartográficas do mapa de Caxias do Sul. A finalidade do aplicativo é de instigar a interação com a arte local, assim como a reflexão e a produção de criações artísticas de arte digital na modalidade Mobile Art. Ampliam-se as possibilidades pedagógicas por meio da cartografia dos sentidos e das experiências estéticas que podem ser propiciadas pelo uso do aplicativo, tanto no Ensino da Arte como em outras áreas do conhecimento.

 

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v7iss1p41

References

D. Domingues. Arte e vida no século XXI: tecnologia, ciência e criatividade/ organizadora Diana Domingues. - São Paulo: Edito-ra UNESP, 2003.

A. M. Barbosa. Arte-Educação: conflitos e acertos. São Paulo: Max Limond, 1984.

A. B. Buoro. O olhar em construção: uma experiência de ensino aprendizagem da arte na escola/Anamelia Bueno Boro. – 5. Ed. –São Paulo: Cortez, 2001.

Brasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasilia: MEC, 2017. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Versão final homologada da Educação Infantil ao Ensino Fundamental em 20/12/2017. Acesso em: mar. de 2019.

Maria Helena Wagner Rossi. Imagens que falam: leitura de arte na escola/Maria Helena Wagner Rossi.-Porto Alegre: Mediação, 2003.

CARTAXO, Zalinda. 1. ARTE NOS ESPAÇOS PÚBLICOS: a cidade como realidade. O Percevejo Online, v. 1, n. 1, 2009.

M. Costa. O Sublime tecnológico. Tradução Dion Davi Macedo. São Paulo: Experimento, 1995.

M. A. R. de Menezes. Cartografia dos Sentidos Modos do fazer, Experiência Estética e Aprendizagem. 2016. 116 f. Dissertação (Mestrado em Artes – Ensino de Artes) – Universidade Federal de Minas Gerais – Belo Horizonte, Minas Gerais.

D. Domingues. Criação e interatividade na Ciberarte. São Paulo: Experimento, 2002. p. 13

E. Couchot. A tecnologia na arte: da fotografia à realidade virtual. Tradução Sandra Rey. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003.

M. A. Moreira. A teoria da aprendizagem significativa e sua im-plementação em sala de aula. Brasília: Editora da UnB, 2006.

M. Ludke e Marli E.D.A. André. Pesquisa em educação: aborda-gens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

R. K. Yin. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

OLIVEIRA, L. de. Estudo Cognitivo do mapa. In: ALMEIDA, R. D. Cartografia Escolar. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2010, p. 15-42.

A. M. Barbosa. Tópicos Utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998a. p.35.

A. Paul S. (Coord.). Princípios de cartografia básica. Rio de Janei-ro: DSG/FIBGE, 1982. v. 1. Cap. 1.

P. Burke. Testemunha Ocular: história e imagem / Peter Burke; tradução Vera Maria Xavier dos Santos; revisão técnica Daniel Aarão Reis Filho. – Bauru, SP: EDUSC, 2004.

I. F. Fernandes. LANDAU, Luiz; CUNHA, Gerson Gomes. Reali-dade aumentada em museus: as batalhas do Museu Nacional de Belas Artes.Virtual Reality and Scientific Visualization Journal, v. 4, n. 1, p. 35-55, 2011.

A. M. Barbosa (Org.) Inquietações e mudanças no Ensino da Arte. São Paulo: Cortez, 2002

Downloads

Published

06/23/2019

How to Cite

dos Reis, K. R., Webber, C. G., Dall Agnese da Costa, R., Gianni de Lima, I., & Zanol Sauer, L. T. (2019). Aplicativo Educacional Arte Aqui!: uma Proposta baseada na Cartografia dos Sentidos. Scientia Cum Industria, 7(1), 41–48. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/7102

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha