Inteligência Competitiva nas Mídias Sociais: Um Estudo de Caso na Moda

Authors

Abstract

As organizações em geral vêm utilizando as mídias sociais como meio de divulgação e aproximação com seus clientes. De fato, percebe-se a exigência de maior dinamismo na comunicação com os clientes, tanto para satisfazer investidores quanto para lidar com a concorrência. Ferramentas de mídias sociais têm se tornando imprescindíveis para os negócios, pois ampliam a visibilidade das marcas. Isto é especialmente observado na área da Moda, ramo dinâmico e competitivo, em que ninguém se abstém de forte presença nas redes sociais. Por esta razão, as mídias sociais constituem fonte para a Inteligência Competitiva, área que procura mapear e conhecer competidores em um ramo de negócio. Neste cenário, este artigo propõe um estudo de caso para investigar o uso do Twitter como fonte de informações sobre competidores de uma organização no setor da Moda. O método aplicado consistiu em na coleta de tweets dos concorrentes, pré-processamento dos dados textuais referentes às postagens e análise utilizando ferramentas de Text Mining. As análises permitiram atestar a importância do monitoramento perante as mídias sociais dos concorrentes, possibilitando assim o mapeamento de pontos fortes e fracos da organização, coleta de opiniões e percepções dos clientes, bem como tendências de consumo.

 

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v7iss2p156

References

E. Hofmann, M. Rüsch, Industry 4.0 and the current status as well as future prospects on logistics, Comput. Ind. 89 (2017) 23–34.

Galati, F., Bigliardi, B. (2019) Industry 4.0: Emerging themes and future research avenues using a text mining approach. Computers in Industry, 109, 100-113.

He, W., Zha, S. & Li, L. (2013) Social media competitive analysis and text mining: A case study in the pizza industry. International Journal of Information Management, 33(3), 464-472.

KHAN, S. Leadership in the Digital Age - a study on the effects of digitalization on top management leadership. Shahyan Khan, 2016.

VITORINO, A. R., DOMINGUES, H. Utilização do Data Mining com Ênfase no Comportamento do Consumidor: Um Estudo de Caso em um E-Commerce.Revista Científica Doctum: Multidisciplinar. DOCTUM. Caratinga. v. 1, n. 2, 2019.

Stieglitz S., Mirbabaie M., Ross B., Neuberger C. (2018) Social media analytics – Challenges in topic discovery, data collection, and data preparation. International Journal of Information Management, 39, 156-168.

SCHWAB, K. A quarta revolução industrial. São Paulo: Edipro, 2016. 159 p.

Frank G. A., Mendes H.S. G., Ayala F. N., Ghezzi A. (2019) Servitization and Industry 4.0 convergence in the digital transformation of product firms: A business model innovation perspective. Technological Forecasting and Social Change, 141, 341-351.

Singh A., Shukla N., Mishra N. (2018) Social media data analytics to improve supply chain management in food industries.Transportation Research Part E: Logistics and Transportation Revie, 114, 398-415.

Gürdür D., El-khoury J., Törngren H. (2019) Digitalizing Swedish industry: What is next?: Data analytics readiness assessment of Swedish industry, according to survey results. Computers in Industry, 1015-8812.

Maritz1 R., Toit A. (2018) The practice turn within strategy: Competitive intelligence as integrating practice. South African Journal of Economic and Management Sciences, 105, 153-163.

Gémar G., Jiménez-Quintero J. A. (2015) Text mining social media for competitive analysis. Tourism & Management Studies, 105, 11(1) 84-90.

Itani S. O., Agnihotri R., Dingus R. (2017) Social media use in B2b sales and its impact on competitive intelligence collection and adaptive selling: Examining the role of learning orientation as an enabler. Industrial Marketing Management, 66, 64-79.

Almada-Lobo, F., 2016. The Industry 4.0 revolution and the future of Manufacturing Execution Systems (MES). Journal of Innovation Management, 3(4), pp.16-21

LEE, I. (2018) Social media analytics for enterprises: typology, methods, and processes. Business Horizons, v. 61, n. 2, p.199-210.

REZENDE, J. M.; KOMATI, K. S.; RESENDO, L. C. (2017). TextMining em documentos de patentes do USPTO: um estudo de caso usando o RapidMiner. In: DEANA, A. M. et al (Ed.). Anais do Seminário de Tecnologia da Informação Inteligente. v. 2. São Paulo: São Paulo Brasil, p. 23-30.

BENNETT, J. (2018), Orange Data Mining, in https://www.predictiveanalyticstoday.com/Orange-data-mining/, acesso em julho 2019.

Lesca H. et Janissek-Muniz, R. (2015). Inteligência Estratégica Antecipativa e Coletiva: o Método L.E.SCAnning®, Ed Palotti. 188 p.

VEGARA, Sylvia Constant. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 12. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

BRUYNE, P.; HERMAN, J.; SCHOUTHEETE, M. Dinâmica da pesquisa em ciências sociais: os pólos da prática metodológica. Rio de Janeiro: F. Alves, 1977. 251 p.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Maria de Andrade. Metodologia do Trabalho Científico procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório publicações e trabalhos científicos. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

KRÜCKEN-PEREIRA, L., DEBIASI, F. ABREU, A. F. Inovação tecnológica e inteligência competitiva: um processo interativo. REAd – Edição 21, v. 7, n. 1, maio-junho 2001.

Fayyad, U.M., G.Piatetsky–Shapiro, P.Smyth. Knowledge Discovery and Data Mining: Towards a Unifying Framework. Proceeding of the Second International Conference on Knowledge Discovery and Data Mining (KDD-96), Portland, Oregon, august, 1996.

GALVÃO, N. D.; MARIN, H. F. Técnica de mineração de dados: uma revisão da literatura. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v.22, n.5, p. 686-690, 2009.

KWAK, H. et al. What is twitter, a social network or a news media? In: [s.n.], 2010. p. 591–600. Cited By 3131.

Downloads

Published

11/26/2019

How to Cite

Ignoatto, M. L., & Webber, C. G. (2019). Inteligência Competitiva nas Mídias Sociais: Um Estudo de Caso na Moda. Scientia Cum Industria, 7(2), 156–164. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/7749

Issue

Section

INDÚSTRIA 4.0 \ Lean