Análise de influências positivas de situações prazerosas no hábito de ler e escrever
Abstract
O presente artigo tem por objetivo abordar a influência da afetividade na formação do prazer e proficiência da leitura e escrita nos anos iniciais da alfabetização. São ressaltadas situações que envolvem objetos e situações que promovem o afeto entre aluno, o processo de alfabetização e a formação do prazer da leitura e escrita. A proficiência em leitura e a dificuldade em produções autorais de qualidade são pontos importantes a serem considerados. Aspira-se à esperança de melhoria do desenvolvimento da educação, que se dá a partir da busca de soluções para os problemas percebidos no processo de ensino/aprendizagem. O trabalho foi desenvolvido com a utilização de materiais físicos e tecnológicos que pudessem produzir afetividade em crianças deste ciclo. São ressaltadas práticas, a valorização da autoconfiança, e a utilização de ferramentas lúdicas na forma digital e na relação afetiva criada pelo aluno com o processo autoral., de forma objetivam, explicitar a abordagem adotada na solução. Por fim, deve descrever brevemente os resultados obtidos e as principais conclusões.
References
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.;. BEHRENS,. Marilda. Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2015. (Coleção Papirus Educação)
OLIVEIRA, Marta Koll de. Vygotsky: Aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 2010.
SALLA, Fernanda. O conceito de afetividade de Henri Wallon. Disponível em: <http://novaescola.org.br/conteudo/264/0-conceito-de-afetividade-de-henri-wallon>. Acesso em: 01 Nov. 2011.
CHALITA, Gabriel. Educação: a solução está no afeto. São Paulo: Editora Gente, 2001.
BRUST, Josiane Regina. A Influência da Afetividade no Processo de Aprendizagem de Crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade estadual de Londrina, Londrina, 2009.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf>. Acesso em: 26 Abr. 2016.
BALULA, Ana Jorge. Avaliação digital como aprendizagem. Educação, Formação & Tecnologias, Lisboa, v. 7, n.1, jan./jun. 2014, p. 80-88. Disponível em: <http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/426/201>. Acesso em: 15 Maio 2016.
FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985. Tradução de: Psicogênese da língua escrita.
SILVEIRA, Marivete Hahn. Inserção das Tecnologias da Comunicação e da Informação na Prática Pedagógica: Motivação e Alfabetização. 2012. 70 f. TCC (Graduação) - Curso de Especialização em Mídias na Educação, Cinted/ufrgs, Porto Alegre, 2012. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/102715/000917905.pdf?sequence=1>. Acesso em: 01 Nov. 2016.
DELORS, Jacques et al (Org.). Educação Um tesouro a Descobrir: Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI. Brasília: Setor de Educação da Representação da Unesco no Brasil, 2010. 41 p. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0010/001095/109590por.pdf,>. Acesso em: 01 Nov. 2016.
TAROUCO, Liane; J.M.FABRE, Marie-christine; L.S.DUTRA, Renato. Interoperabilidade entre objetos educacionais e sistemas de gerenciamento de aprendizagem. Porto Alegre: Video, 2003. 75 slides, color. Disponível em: <http://www.cinted.ufrgs.br/ppt/interopObjEduc/index.htm>. Acesso em: 01 Nov. 2016.
SMALLMAN, Steve. O abraço de Alfredo. São Paulo: Ciranda Cultural, 2011.
SANT’ANNA, Vera Lucia Lins; ALMEIDA, Amanda Silva de; ELIAS, Juliana Leandra Silveira. A importância da afetividade na relação professor/aluno no âmbito escolar: Crianças de 4 a 7 anos. Pedagogia em Ação, [S.l.], v. 3, n. 2, p. 14-29, Set. 2013. ISSN 2175-7003. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/5798>. Acesso em: 21 Nov. 2016.
Classroom strategies teachers use to create readers. http://schools.natlib.govt.nz/creating-readers/creating-readers-strategies/classroom-strategies-teachers-use-create-readers Acesso em: 27 Nov. 2016.
http://www.nied.unicamp.br/?q=content/hag%C3%A1qu%C3%AA. Acesso em: 26 Abr. 2017
HagáQuê. http://penta3.ufrgs.br/tutoriais/paint/. Acesso em: 30 Abr. 2017
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de originalidade e cessão de direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não está sendo tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional durante o processo de revisão. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à revista SCIENTIA CUM INDUSTRIA. Contudo, a reprodução total ou parcial impressa ou eletrônica pode ser feita desde que o autor comunique oficialmente à revista. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).