Integração entre Bases de Casos e Machine Learning: Uma proposta de Help Desk Inteligente

Authors

Abstract

Devido ao aumento de demandas relacionadas ao uso das tecnologias, novas formas de organizar e acessar o conhecimento são necessárias. Este artigo propõe utilizar uma base de dados não estruturados e heterogêneos para desenvolver um protótipo de um sistema baseado na representação de conhecimento, capaz de subsidiar a aplicação de técnicas de inteligência artificial. Isto é especialmente útil quando se deseja propor soluções automáticas para problemas reportados diariamente, oriundos do uso de dispositivos eletrônicos como computadores, impressoras, smartphones e tablets, entre outros. Mais precisamente, trata-se neste artigo, de uma central de help desk que atende um volume expressivo de chamados e que precisa atuar de forma eficiente e reduzir o prazo de atendimento. O estudo piloto desenvolvido e aplicado se baseou na representação do conhecimento sobre soluções para problemas corriqueiros, usualmente solucionados por colaboradores humanos em uma central de help desk. Nesta tarefa aplicou-se o método do Raciocínio Baseado em Casos, o processamento de linguagem natural e técnicas de Machine Learning na construção de um sistema piloto. Os resultados preliminares foram satisfatórios, demonstrados por meio de métricas de acurácia e satisfação do usuário.

 

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v7iss2p148

References

Eva Ivanová, Martin Cepel, “The Impact of Innovation Performance on the Competitiveness of the Visegrad 4 Coutries,” In: Journal of Competitiveness Vol. 10, Issue 1, pp. 54 - 72, March 2018.

Selim Erol et al., “Tangible Industry 4.0: A Scenario-Based Approach to Learning for the Future of Production,” Procedia CIRP, vol 54, pp. 13-18, 2016.

Guilherme Salvador Corso, Ivandro Cecconello, “Uso de Realidade Aumentada como Meio de Visualização de Instruções de Trabalho,” Scientia Cum Industria, V. 7, N. 2, PP. 94 — 101, 2019.

SANTOS DE CISNE, Caroline; HIDEMI KANEOYA, Paula; MOURA DOS SANTOS, Luana Carla. Compartilhamento e registro de conhecimento: um estudo de caso na empresa Knowtec Sharing and recording knowledge: a case study in Knowtec (Brazil). Revista ACB, [S.l.], v. 20, n. 1, p. 98-111, abr. 2015. ISSN 1414-0594. Disponível em: <https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/991>. Acesso em: 23 jun. 2019.

Diego Joel Pilger, Marcel Hugo, “Aplicação de Raciocínio Baseado em casos no suporte a decisão de um Sistema web de help desk,” Reavi – Revista Eletrônica do Alto Vale do Itajaí nº2, 2012.

Mustafa F. Abdelwahed, Mohamed Saleh, Amr E. Mohamed, “Speeding up single-query sampling-based algorithms using case-based reasoning,” Department of Electronics, Communications and Computers, 2018.

Eliana Cristina Nogueira Barion, Decio Lago, “Mineração de textos” Revista de Ciências Exatas e Tecnologia Vol.lll, Nº 3, 2008.

CORREA, Adriana Cristina Giusti. “Recuperação de documentos baseada em informação semântica no ambiente AMMO”. UFSCAR 2003.

Lu, H., Li, Y., Chen, M., Kim, H., & Serikawa, S. “Brain Intelligence: Go beyond Artificial Intelligence”. Mobile Networks and Applications, 23(2), 368–375, 2017.

Hamdan O. Alanazi, Abdul Hanan Abdullah, Kashif Naseer Qureshi, “A Critical Review for Developing Accurate and Dynamic Predictive Models Using Machine Learning Methods in Medicine and Health Care,” Journal of Medical Systems, 41:69, 2017.

Soumava Boral, Sanjay Kumar Chaturvedi, V.N.A. Naikan, "A case-based reasoning system for fault detection and isolation: a case study on complex gearboxes", Journal of Quality in Maintenance Engineering, Vol. 25 Issue: 2, pp.213-235, 2019.

Nadjette Dendani-Hadiby and M. Tarek Khadir, "A fault diagnosis application based on a combination case-based reasoning and ontology approach", International Journal of Knowledge-based and Intelligent Engineering Systems, 17, pp.305-317, 2013.

R. Schmidt and L. Gierl, Case-based reasoning for antibiotics therapy advice: an investigation of retrieval algorithms and prototypes, Elsevier Artificial Intelligence in Medicine, 23 pp171-186, 2001.

Dongxiao Gu, Changyong Liang and Huimin Zhao, "A case-based reasoning system based on weighted heterogeneous value distance metric for breast cancer diagnosis", Artificial Intelligence in Medicine, Vol. 77 pp.31-47, 2017.

Luger, George F. Inteligência Artificial: Estruturas e estratégias para a solução de problemas complexos / George F. Luger; trad. Paulo Engel, 4.ed.- Porto Alegre: Bookmann, 2004.

NanLi, NoboruMatsuda, William W. Cohen, Kenneth R. Koedinger, " Integrating representation learning and skill learning in a human-like intelligent agent", Artificial Intelligence Vol.219 pp.67–91, 2015.

Brachman, Ronald J. “The future of knowledge representation”. In AAAI, pages 1082-1092, 1990.

McCarthy J, Minsky ML, Rochester N, Shannon CE. “A proposal for the dartmouth summer research project on artificial intelligence”, August 31, 1955. AI Magazine 27:12, 2006

An Tang, Roger Tam, Alexandre Cadrin-Chênevert, BIng, Will Guest, Jaron Chong, Joseph Barfett, Leonid Chepelev, Robyn Cairns, J. Ross Mitchell, Mark D. Cicero, Manuel Gaudreau Poudrette, Jacob L. Jaremko, Caroline Reinhold, Benoit Gallix, Bruce Gray, Raym Geis, "Canadian Association of Radiologists White Paper on Artificial Intelligence in Radiology", Canadian Association of Radiologists Journal 69; 120e135, 2018.

Downloads

Published

2019-11-26

How to Cite

Lins, E. M. V., & Webber, C. G. (2019). Integração entre Bases de Casos e Machine Learning: Uma proposta de Help Desk Inteligente. Scientia Cum Industria, 7(2), 148–155. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/7738

Issue

Section

INDÚSTRIA 4.0 \ Lean