Livro de artista: uma possibilidade para a promoção de Alfabetização Científica e Tecnológica em Arte e Ciências

Authors

  • Cíntia Werle
  • Divoni Stelzer da Silva
  • Kelen Ricardo dos Reis
  • Marcos Coutinho Souza
  • Valquíria Risson
  • Gladis Franck da Cunha
  • Valquíria Villas-Boas

Abstract

O presente artigo apresenta uma proposta interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Arte e Ciências para as séries finais do Ensino Fundamental. Essa sequência de atividades visa promover o ensino da Botânica e desenvolver competências e habilidades alinhadas com a BNCC, a fim de promover a Alfabetização Científica e Tecnológica. A proposta educacional foi aplicada para estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental, unindo tecnologia, observação, registro e experimentação. O livro de artista como ferramenta pedagógica, a observação do entorno escolar, desenho de observação, utilização do aplicativo PlantNet, criação de desenhos, pinturas, poemas, quizz online e classificação de folhas foram atividades propostas. Como instrumento de avaliação do processo utiliza-se a avaliação por pares. Foi possível observar a autonomia dos estudantes durante toda a proposta, tanto na elaboração do Livro de Artista como na execução das atividades. Desenvolve-se também o domínio do conteúdo e a comunicação nos trabalhos em grupo, na apresentação dos Livros de Artista e na avaliação por pares. Essa proposta diferencia-se pelo seu caráter interdisciplinar e a exploração do Livro de Artista como uma possibilidade de promover a Alfabetização Científica e Tecnológica.

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v8iss3p62

References

G. Proença. História da Arte. São Paulo: Editora Ática, 1994.

E. Salavisa. Diários de viagem – desenhos do quotidiano, Lisboa: Quimera, 2008

J. Lyons. Artists’ books: A Critical Anthology and Sourcebook, New York: Peregrine Smith Books, 1985.

V. Lavaqui and I. Batista de Lourdes. Interdisciplinaridade em ensino de Ciências e de Matemática no Ensino Médio. Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2007, vol.13, n.3, pp.399-420. ISSN 1516-7313. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1516-73132007000300009>. Acesso em: abril de 2019.

S. Ursi et al. Ensino de Botânica: conhecimento e encantamento na educação científica. Estudos Avançados, v. 32, n. 94, p. 7-24, 2018. Disponível em:< http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103- 40142018000300007&lng=pt&tlng=pt>. Acesso em: 02 mar. 2019.

G. Fourez. Alfabetización Científica Y Tecnológica. Acerca de las finalidades de la enseñanza de las ciencias. Buenos Aires- Argentina. Ediciones Colihue, 1997.

Brasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasilia: MEC, 2017. Versão final homologada da Educação Infantil ao Ensino Fundamental em 20/12/2017 Disponível em <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: abril. de 2019.

S. Bury. Artists’ Books: The Book As a Work of Art, 1963–1995. Scolar Press, 1ª edição. Leicester, England; 1995.

P. Büchler. Turning Over The Pages : Some Books In Contemporary Art. Kettle’s Yard Gallery, 1ª edição. Cambridge, England; 1986.

G. Fourez. Quéntendre par îlot de rationalité? Et par îlot interdisciplinaire de rationalité?. Aster, 25: pp. 217-225, 1997.

F. Hernandez. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Trad. Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre : Artmed, 2000.

Centro Mario Schenberg: de documentação da Pesquisa em Artes. ECA/USP. Disponível em: <http://www2.eca.usp.br/cms/index.php?option=com_content&view=article&id=66:margaret-mee-e-a-ilustracao-cientifica&catid=14:folios&Itemid=10>.

H. Birch. Ilustração Botânica : técnicas para desenhar flores e plantas/ Helen Birch ; [tradução Maria Luisa de Abreu Lima Paz]. --São Paulo : Gustavo Gili, 2019.

MEDinArt.Disponível em: <http://medinart.eu/works/travis-bedel>.

Florilegio: A botânica na obra de Vinícius de Moraes. Disponível em: <https://issuu.com/ocardozzo/docs/floril_gio_-_a_bot_nica_na_poesia_d_785a55894c76dc>.

Downloads

Published

2020-08-24

How to Cite

Werle, C., da Silva, D. S., dos Reis, K. R., Souza, M. C., Risson, V., da Cunha, G. F., & Villas-Boas, V. (2020). Livro de artista: uma possibilidade para a promoção de Alfabetização Científica e Tecnológica em Arte e Ciências. Scientia Cum Industria, 8(3), 62–68. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/8406

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha