Interação Criança-Robô na Educação Infantil: Percepções da Comunidade Escolar

Authors

  • Gustavo Delagustin Universidade de Caxias do Sul
  • Carine Geltrudes Webber Universidade de Caxias do Sul

Abstract

Na Educação Infantil brasileira, a introdução de dispositivos robóticos é um fenômeno raro, com poucos estudos e contribuições. Entre as questões que permeiam a sua introdução está a percepção da comunidade escolar sobre o tema. Neste aspecto, o presente artigo propõe um trabalho preliminar para coletar e identificar as preconcepções de pais e professores sobre a abrangência do uso de robôs com crianças. Como proposta metodológica, seguiu-se uma abordagem qualitativa, por meio de instrumento de coleta de dados para pais e professores. Concluiu-se que, na realidade escolar observada, há limites na aceitação de robôs no processo educativo, sendo a maior preocupação o resguardo com a segurança e o respeito às crianças.

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v8iss3p79

Author Biography

Carine Geltrudes Webber, Universidade de Caxias do Sul

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Published

08/24/2020

How to Cite

Delagustin, G., & Webber, C. G. (2020). Interação Criança-Robô na Educação Infantil: Percepções da Comunidade Escolar. Scientia Cum Industria, 8(3), 79–83. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/8336

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha