Interação Criança-Robô na Educação Infantil: Percepções da Comunidade Escolar
Abstract
Na Educação Infantil brasileira, a introdução de dispositivos robóticos é um fenômeno raro, com poucos estudos e contribuições. Entre as questões que permeiam a sua introdução está a percepção da comunidade escolar sobre o tema. Neste aspecto, o presente artigo propõe um trabalho preliminar para coletar e identificar as preconcepções de pais e professores sobre a abrangência do uso de robôs com crianças. Como proposta metodológica, seguiu-se uma abordagem qualitativa, por meio de instrumento de coleta de dados para pais e professores. Concluiu-se que, na realidade escolar observada, há limites na aceitação de robôs no processo educativo, sendo a maior preocupação o resguardo com a segurança e o respeito às crianças.
References
J.L.Ramos, R.G.Espadeiro, “Pensamento computacional na escola e práticas de avaliação das aprendizagens. Uma revisão sistemática da literatura.” Challenges 2015: Meio século de TIC na Educação, Half a century of ICT in Education, [S.l.], p. 595–846, 2015.
BNCC, Base Nacional Comum Curricular 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf.> Acesso em Dezembro de 2019.
J.J.Craig, Robótica. 3a edição. [S.l.]: São Paulo: Editora Pearson, 2012.
J. V. V. D´Abreu, J. J.Ramos, L. G. Mirisola, N. Bernardi, “Robótica educativa/pedagógica na era digital”. In II Congresso Internacional TIC e Educação, 2013. p. 2449-2465.
A.Gonçalves, C. Freire, “O primeiro ano do projeto de robótica educativa”. In: ATAS do II Congresso Internacional TIC e Educação, 2012. Anais. [S.l.: s.n.], 2012. p. 1704–1719.
M. T. Chella, “Ambiente de robótica para aplicações educacionais com Super Logo”. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e da Computação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002, 139 p.
P.N.G.Nascimento, “A Robótica Educacional Como Meio de Aprendizagem no Ensino Fundamental”. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional Utilização de Conceitos Básicos de Matemática e Experimentos de Robótica para a Compreensão de Fenômenos Físicos).Lavras, Minas Gerais, 96p. 2014.
G. Zaharija, S. Mladenovic, I.Boljat, “Use of Robots and Tangible Programming for Informal Computer Science Introduction”. Procedia Soc. Behav. Sci. 2015, 174, 3878–3884.
C.Kim, D. Kim, J.Yuan, R. Hill, P. Doshi, C.Thai, “Robotics to promote elementary education pre-service teachers' STEM engagement, learning, and teaching. Computers & Education, 91, 2015, p.14-31.
S.Atmatzidou, A. Demetriadis, “Advancing students' computational thinking skills through educational robotics”, Robotics and Autonomous Systems, v.75 n.PB, p.661-670, January 2016.
K.Dautenhahn, “Socially intelligent robots: Dimensions of human-robot interaction”, Philosophical Transactions of the Royal Society B: Biological Sciences, vol. 362, no. 1480, pp. 679–704, 2007.
B. W. Johal, “Companion Robots Behaving with Style: Towards Plasticity in Social Human-Robot Interaction”. Human-Computer Interaction [cs.HC]. Université Grenoble Alpes, 2015.
T. Fong, I. Nourbakhsh, K. Dautenhahn, “A survey of Socially Interactive Robots”. Robotics and Autonomous Systems, [S.l.], v. 42, n. 3, p. 143 – 166, 2003.
N.T. Massoni, M.A. Moreira, “Pesquisa Qualitativa em educação em Ciências: projetos, entrevistas, questionários, teoria fundamentada, redação científica”. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de originalidade e cessão de direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não está sendo tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional durante o processo de revisão. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à revista SCIENTIA CUM INDUSTRIA. Contudo, a reprodução total ou parcial impressa ou eletrônica pode ser feita desde que o autor comunique oficialmente à revista. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).