Robótica Educacional aplicada à Simulação do Sistema Digestório
Abstract
A utilização da tecnologia tem proporcionado a alunos e professores uma nova forma de ensinar e aprender, diversificando aulas e tornando-as mais atraentes, por meio dos recursos que oferece. Neste contexto, esse trabalho apresenta o planejamento da inserção da robótica educacional no ensino de ciências. Objetiva-se que os alunos compreendam o processo digestório dos alimentos em nosso corpo, simulando as etapas da digestão no corpo humano utilizando hardware e software. Espera-se desta forma estimular o raciocínio lógico por meio da robótica educacional, promovendo uma aprendizagem interativa e construtivista, que promova sua autonomia, além do domínio e a comunicação do conhecimento adquirido.
References
E. Susilo et al. Stormlab for stem education: an affordable modular robotic kit for integrated science, technology, engineering, and math education. IEEE Robotics Automation Magazine, [S.l.], v. 23, n. 2, p. 47–55, June 2016.
J. L. Ramos, R. G. Espadeiro Os futuros professores e os professores do futuro. Os desafios da introdução ao pensamento computacional na escola, no currículo e na aprendizagem. Educação, Formação & Tecnologias, v. 7, n. 2, p. 4–25, 2014.
Jeanette. M. Wing, Computational thinking. Communications of the ACM, [S.l.], v. 49, n. 3, p. 33–35, 2006.
Ana Gonçalves, Carlos. Freire, O primeiro ano do projeto de robótica educativa. In: ATAS do II Congresso Internacional TIC e Educação, 2012. Anais. . . [S.l.: s.n.], 2012. p. 1704–1719.
E. Ramos et al. Pensamento computacional na escola e práticas de avaliação das aprendizagens. uma revisão sistemática da literatura. Challenges 2015: Meio século de TIC na Educação, Half a century of ICT in Education, [S.l.], p. 595–846, 2015.
A. Álvarez, M. Larrañaga, Using lego mindstorms to engage students on algorithm design. In: IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), 2013., 2013. Anais. . . [S.l.: s.n.], 2013. p. 1346–1351.
V. Chaudhary et al., An experience report on teaching programming and computational thinking to elementary level children using Lego robotics education kit. In: IEEE Eight International Conference on Technology for Education (T4E), 2016.,Anais. . . [S.l.: s.n.], 2016. p. 38–41.
M. Resnick et al. Scratch: programming for all. Communications of the ACM, [S.l.], v. 52, n. 11, p. 60–67, 2009.
André Raabe. et al. Recomendaçoes para introduçao do pensamento computacional na educaçao básica. In: WORKSHOP Desafios da Computação Aplicada à Educação, 2015. Anais. . . [S.l.: s.n.], 2015.
M. Chevalier, F.Riedo, F. Mondada, Pedagogical uses of thymio ii: how do teachers perceive educational robots in formal education? IEEE Robotics Automation Magazine, [S.l.], v. 23, n. 2, p. 16–23, June 2016.
K. Y.Chin; Z. W.Hong; Y. L.Chen, Impact of using an educational robot-based learning system on students 2019; motivation in elementary education. IEEE Transactions on Learning Technologies, [S.l.], v. 7, n. 4, p. 333–345, Oct 2014.
C.Conchinha, J.Freitas, Robots & necessidades educativas especiais: a robótica educativa aplicada a alunos autistas. Challenges 2015: Meio Século de TIC na Educação, Half a Century of ICT in Education, [S.l.], p. 21–35, 2015.
J. J Craig. Robótica. 3a edição. [S.l.]: São Paulo: Editora Pearson, 2012.
D’ABREU, J. V. V.; GARCIA, M. Robótica pedagógica e currículo.In Workshop de Robótica Educacional – WRE. Proceedings of the Joint Conference 2010 - SBIA-SBRN-JRI, Workshops, São Bernardo do Campo, São Paulo Brasil, pp.01-06.
V. J.Lin, Computational thinking and technology toys. Honors Thesis Collection, [S.l.], v. 307, 2015.
Who is NAO. Acesso em: 20 de out. De 2017, Disponível em: https://www.ald.softbankrobotics.com/en
JR, J. L.Ford, Lego mindstorms nxt 2.0 for teens. [S.l.]: Cengage Learning, 2011.
C. B. Nielsen, P. Adams, Active learning via lego mindstorms in systems engineering education. In: IEEE International Symposium on Systemas Engineering(ISSE), 2015., 2015. Anais. . . [S.l.: s.n.], 2015. p. 489–495.
A.C.Morales, P. Giacomelli, G.M. Costa. Relações entre a Robótica Educacional e a Física do Ensino Médio. Scientia cum Industria, v. 5, v. 2, pp. 121 -128, 2017.
mBot Overview. Acesso em: 15 de abr. de 2017, Disponível em: http://www.makeblock.com.
Getting Started With Cubelets. Acesso em: 15 de abr. de 2017, Disponível em: http://www.modrobotics.com/cubelets/.
Meet Cozmo. Acesso em: 15 de abr. de 2017, Disponível em: https://anki.com/en-us/cozmo.
R. Fornaza, C.G.Webber, V.Villa-Boas. Kits Educacionais de Robótica: opções para o Ensino de Ciências. Scientia cum Industria, v. 3, n. 3, pp.142-147, 2015.
Arduino UNO R3 Overview. Acesso em: 13 de mai. de 2017, Disponível em: https://www.arduino.cc/.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de originalidade e cessão de direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não está sendo tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional durante o processo de revisão. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à revista SCIENTIA CUM INDUSTRIA. Contudo, a reprodução total ou parcial impressa ou eletrônica pode ser feita desde que o autor comunique oficialmente à revista. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).