Um relato de experiência sobre o programa “OBMEP na Escola” na região da Serra Gaúcha

Authors

  • Dulce Pereira Carneiro Barp Universidade de Caxias do Sul
  • Valquíria Villas-Boas

Abstract

Apresenta-se aqui um relato de experiência sobre o Programa “OBMEP na Escola” em uma escola da região da Serra Gaúcha. O trabalho foi desenvolvido com estudantes de 6º a 9º anos do Ensino Fundamental e utilizou a metodologia de Resolução de Problemas, característica do programa “OBMEP na Escola”. O programa “OBMEP na Escola” está fortemente engajado na melhoria da qualidade do ensino da Matemática no país e na valorização do professor da Educação Básica. O programa “OBMEP na Escola” tem como principais objetivos introduzir em sala de aula a resolução de problemas como metodologia de ensino, aproximar professores e alunos do “Portal da Matemática” e melhorar a formação dos alunos nesta disciplina. O material didático utilizado na escola com os estudantes é desenvolvido pelo IMPA e consiste em roteiros de estudo e nas provas da OBMEP. A participação de uma das autoras no programa se dá desde 2018, onde iniciou como professora convidada. Em relação aos estudantes, para que participem, basta interessar-se por aprender Matemática. O ensino de Matemática, por meio de Resolução de Problemas, procura desenvolver processos internos de mudança no pensamento do estudante. Salienta-se que o trabalho desenvolvido pela professora com os estudantes tem resultado em um número expressivo de medalhas de ouro, prata e bronze, e inúmeras menções honrosas.

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v10iss1p94

References

Texto retirado do Portal da OBMEP – Quem somos - Disponível em http://www.obmep.org.br/apresentacao.htm

Programa OBMEP na Escola - Disponível em https://one.sisacad.obmep.org.br/Vigente/portal/login

Y. Baldin and A. Francisco. Resolução de problemas na sala de aula. Uma proposta da OBMEP para capacitação de professores em estratégias de Ensino da Matemática. Rio de Janeiro: Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, 2016, 93 páginas, ISBN 978-85-244-0424-5 - Disponível em: https://portaldaobmep.impa.br/index.php/modulo/ver?modulo=73

G. Polya. A arte de resolver problemas. Tradução H. L. de Araújo, Rio de Janeiro: Interciência, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

L. de L. R. Onuchic. Ensino-Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas. In: M. A. V. Bicudo (Org.). Pesquisa em Educação Matemática: Concepções & Perspectivas. São Paulo: Unesp, 1999.

L. de L. R. Onuchic. A resolução de problemas na educação matemática: onde estamos? E para onde iremos? Revista Espaço Pedagógico, vol. 20, no. 1, pp. 88-104, jan./jun. 2013 - Disponível em: www.upf.br/seer/index.php/rep

L. de L. R. Onuchic. Grupo de Trabalho e Estudos em Resolução de Problemas. INTERMATHS, vol. 3, no. 1, pp. 8-16, 2022.

Downloads

Published

2023-03-31

How to Cite

Barp, D. P. C., & Villas-Boas, V. (2023). Um relato de experiência sobre o programa “OBMEP na Escola” na região da Serra Gaúcha. Scientia Cum Industria, 10(1), 94–99. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/11316

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha