Um relato de experiência sobre o programa “OBMEP na Escola” na região da Serra Gaúcha
Abstract
Apresenta-se aqui um relato de experiência sobre o Programa “OBMEP na Escola” em uma escola da região da Serra Gaúcha. O trabalho foi desenvolvido com estudantes de 6º a 9º anos do Ensino Fundamental e utilizou a metodologia de Resolução de Problemas, característica do programa “OBMEP na Escola”. O programa “OBMEP na Escola” está fortemente engajado na melhoria da qualidade do ensino da Matemática no país e na valorização do professor da Educação Básica. O programa “OBMEP na Escola” tem como principais objetivos introduzir em sala de aula a resolução de problemas como metodologia de ensino, aproximar professores e alunos do “Portal da Matemática” e melhorar a formação dos alunos nesta disciplina. O material didático utilizado na escola com os estudantes é desenvolvido pelo IMPA e consiste em roteiros de estudo e nas provas da OBMEP. A participação de uma das autoras no programa se dá desde 2018, onde iniciou como professora convidada. Em relação aos estudantes, para que participem, basta interessar-se por aprender Matemática. O ensino de Matemática, por meio de Resolução de Problemas, procura desenvolver processos internos de mudança no pensamento do estudante. Salienta-se que o trabalho desenvolvido pela professora com os estudantes tem resultado em um número expressivo de medalhas de ouro, prata e bronze, e inúmeras menções honrosas.
References
Texto retirado do Portal da OBMEP – Quem somos - Disponível em http://www.obmep.org.br/apresentacao.htm
Programa OBMEP na Escola - Disponível em https://one.sisacad.obmep.org.br/Vigente/portal/login
Y. Baldin and A. Francisco. Resolução de problemas na sala de aula. Uma proposta da OBMEP para capacitação de professores em estratégias de Ensino da Matemática. Rio de Janeiro: Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, 2016, 93 páginas, ISBN 978-85-244-0424-5 - Disponível em: https://portaldaobmep.impa.br/index.php/modulo/ver?modulo=73
G. Polya. A arte de resolver problemas. Tradução H. L. de Araújo, Rio de Janeiro: Interciência, 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
L. de L. R. Onuchic. Ensino-Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas. In: M. A. V. Bicudo (Org.). Pesquisa em Educação Matemática: Concepções & Perspectivas. São Paulo: Unesp, 1999.
L. de L. R. Onuchic. A resolução de problemas na educação matemática: onde estamos? E para onde iremos? Revista Espaço Pedagógico, vol. 20, no. 1, pp. 88-104, jan./jun. 2013 - Disponível em: www.upf.br/seer/index.php/rep
L. de L. R. Onuchic. Grupo de Trabalho e Estudos em Resolução de Problemas. INTERMATHS, vol. 3, no. 1, pp. 8-16, 2022.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de originalidade e cessão de direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não está sendo tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional durante o processo de revisão. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à revista SCIENTIA CUM INDUSTRIA. Contudo, a reprodução total ou parcial impressa ou eletrônica pode ser feita desde que o autor comunique oficialmente à revista. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).