Aprendizagem Ativa no Ensino Médio: Uma Proposta para o Ensino de Grandezas Físicas e Unidades de Medida Utilizando Casos de Ensino
Abstract
O presente artigo consiste na proposta de uma sequência didática baseada nos pressupostos da aprendizagem ativa, utilizando o método de Casos de Ensino para o ensino de Física, mais especificamente, o ensino de unidades de medida. O método de Casos de Ensino consiste na abordagem de uma situação-problema, construída com fins educacionais, na qual os estudantes tomam a perspectiva dos personagens para tentar encontrar uma solução. O principal objetivo desta proposta é construir uma atividade que possa ser desenvolvida em uma escola da rede pública, considerando as dificuldades enfrentadas quando se propõe trabalhar com aprendizagem ativa neste cenário. Acredita-se que, embora tenha que se abrir mão de alguns aspectos para adequar a atividade à realidade escolar, ela ainda tenha um grande potencial de promover uma aprendizagem duradoura dos conceitos mais estruturantes das unidades de medida.
References
X. Canaleta; D. Vernet; L. Vicent and J. A. Montero, “Master in Teacher Training: A real implementation of Active Learning,” Computers in Human Behavior, v. 31, p. 651-658, 2014.
M. A. Moreira, “Aprendizagem significativa crítica,” 2. ed. Porto Alegre: Instituto de Física da UFRGS, 2005.
C. C. Bonwell and J. A. Eison, “Active learning: creating excitement in the classroom,” Washington: The George Washington University, 1991. ASHE-ERIC Higher Education Report, v. 1, 2012.
V. Villas-boas; O. Balen; H. Libardi and V. L. F. Mossmann, “Introducing Active Learning Activities in an Introductory Physics Course at the Universidade de Caxias do Sul,” In: E. Graaf; G. N. Saunders-Smits; M. R. Nieweg. (Org.). Research and Practice of Active Learning in Engineering Education. Amsterdam: Amsterdam University Press, p. 101-106, 2005.
G. Êlmor-filho; L. Z. Sauer; N. N. Almeida and V. Villas-boas, “Uma nova sala de aula é possível: Aprendizagem ativa na Educação em Engenharia,” 1. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2019.
G. C. Gannod; J. E. Burge and M. T. Helmick, “Using the Inverted Classroom to Teach Software Engineering,” Proceedings of The 13th International Conference On Software Engineering, Leipzig, p. 777-786, mai. 2008.
A. C. C. T. Júnior; C. C. Ibiapina; S. C. F. Lopes; A. C. P. Rodrigues and S. M. S. Soares, “Aprendizagem baseada em problemas: uma nova referência para a construção do currículo médico” Revista Médica de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 18, n. 2, p. 123-131, 2008.
L. R. C. Ribeiro, “Aprendizagem baseada em problemas (PBL) na educação em Engenharia,” Revista de Ensino de Engenharia, v. 27, n. 2, p. 23-32, 2008.
A. S. S. Pinto; M. R. P. Bueno; M. A. F. A. Silva; M. Z. Sellmann and S. M. F. Koehler, “Inovação Didática - Projeto de reflexão e aplicação de metodologias ativas de aprendizagem no ensino superior: uma experiência com "Peer Instruction",” Janus, Lorena, v. 9, n. 15, p. 75-87, 2012.
E. F. Fatareli; L. N. A. Ferreira; J. Q. Ferreira and S. L. Queiroz, “Método Cooperativo de Aprendizagem Jigsaw no Ensino de Cinética Química,” Química Nova na Escola, São Paulo, v. 32, n. 3, p. 161-168, abr. 2010.
D. G. G. Sasaki and V. L. B. Jesus, “Avaliação de uma metodologia de aprendizagem ativa em óptica geométrica através da investigação das reações dos alunos,” Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 39, n. 2, p. 1-10, 2017.
R. L. P. Lianda and B. Joyce, “Aplicação da metodologia aprendizagem baseada em projetos (ABP) na disciplina química orgânica por meio do estudo de méis,” Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, p. 411-424, mai. 2018.
J. Boehrer and M. Linsky, “Teaching with Cases: Learning to Question,” New Directions for Teaching and Learning, v. 42, n. 1, p. 41-57, 1990.
C. F. Herreid, “What is a Case? Bringing to Science Education the Established Teaching Tool of Law and Medicine,” National Science Teachers Association (NSTA), v. 27, n. 2, p. 92-94, 1997.
S. M. A. Roesch, “Casos de Ensino em Administração: Notas sobre a Construção de Casos para Ensino,” RAC, v. 11, n. 2, p. 213-234, 2007.
A. V. Gonçalves and E. L. Nascimento, “Avaliação formativa: autorregulação e controle da textualização,” Trab. Ling. Aplic., Campinas, v. 49, n. 1, p. 241-257, 2010.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, “Base Nacional Comum Curricular,” Brasília: MEC, 2018.
F. Y. Oshima, “Bernadete Gatti: Nossas faculdades não sabem formar professores,” Época, São Paulo, ed. 959, p. 70-72, 31 out. 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de originalidade e cessão de direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não está sendo tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional durante o processo de revisão. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à revista SCIENTIA CUM INDUSTRIA. Contudo, a reprodução total ou parcial impressa ou eletrônica pode ser feita desde que o autor comunique oficialmente à revista. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).