Aprendizagem Ativa no Ensino Médio: Uma Proposta para o Ensino de Grandezas Físicas e Unidades de Medida Utilizando Casos de Ensino

Authors

  • Rodrigo Luís de Quadros Universidade de Caxias do Sul
  • Valquíria Villas-Boas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Caxias do Sul

Abstract

O presente artigo consiste na proposta de uma sequência didática baseada nos pressupostos da aprendizagem ativa, utilizando o método de Casos de Ensino para o ensino de Física, mais especificamente, o ensino de unidades de medida. O método de Casos de Ensino consiste na abordagem de uma situação-problema, construída com fins educacionais, na qual os estudantes tomam a perspectiva dos personagens para tentar encontrar uma solução. O principal objetivo desta proposta é construir uma atividade que possa ser desenvolvida em uma escola da rede pública, considerando as dificuldades enfrentadas quando se propõe trabalhar com aprendizagem ativa neste cenário. Acredita-se que, embora tenha que se abrir mão de alguns aspectos para adequar a atividade à realidade escolar, ela ainda tenha um grande potencial de promover uma aprendizagem duradoura dos conceitos mais estruturantes das unidades de medida.

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v8iss3p17

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Published

2020-08-24

How to Cite

Quadros, R. L. de, & Villas-Boas, V. (2020). Aprendizagem Ativa no Ensino Médio: Uma Proposta para o Ensino de Grandezas Físicas e Unidades de Medida Utilizando Casos de Ensino. Scientia Cum Industria, 8(3), 17–21. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/8386

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha