Brinquedoteca natural: uma proposta para o Ensino de Ciências na Educação Infantil
Abstract
O trabalho apresentado é um recorte do projeto de pesquisa em andamento, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Caxias do Sul, intitulado “O Ensino de Ciências como potencializador da relação entre criança e natureza por meio da interação com os 4 elementos”. A proposta teve como principal objetivo promover o Ensino de Ciências na Educação Infantil através da organização de uma Brinquedoteca Natural. O espaço foi organizado em uma sala da escola e continha elementos naturais e imagens de animais e plantas da região. Participaram da aplicação da proposta crianças entre 5 meses a 5 anos de idade e suas professoras e atendentes. Além de reconectar as crianças com a natureza, aguçar seus sentidos, despertar sua curiosidade, promover o questionamento e a interação com seus pares, a proposta apresentada promoveu uma mobilização muito grande no grupo de professores, que juntamente com a direção da escola, passou a planejar a sua ampliação, através da construção de um parque naturalizado.
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