Brinquedoteca natural: uma proposta para o Ensino de Ciências na Educação Infantil

Authors

  • Débora Salvador Bizotto Universidade de Caxias do Sul
  • Valquíria Villas-Boas Universidade de Caxias do Sul

Abstract

O trabalho apresentado é um recorte do projeto de pesquisa em andamento, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Caxias do Sul, intitulado “O Ensino de Ciências como potencializador da relação entre criança e natureza por meio da interação com os 4 elementos”. A proposta teve como principal objetivo promover o Ensino de Ciências na Educação Infantil através da organização de uma Brinquedoteca Natural. O espaço foi organizado em uma sala da escola e continha elementos naturais e imagens de animais e plantas da região. Participaram da aplicação da proposta crianças entre 5 meses a 5 anos de idade e suas professoras e atendentes. Além de reconectar as crianças com a natureza, aguçar seus sentidos, despertar sua curiosidade, promover o questionamento e a interação com seus pares, a proposta apresentada promoveu uma mobilização muito grande no grupo de professores, que juntamente com a direção da escola, passou a planejar a sua ampliação, através da construção de um parque naturalizado.

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v10iss1p39

References

Brasil. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Ministério da Educação. Brasília, 2010.

Brasil. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília, 2018.

P. Brunton and L. Thornton. Science in the Early Years: Building Firm Foundations from Birth to Five. Londres: Sage Publications Ltd, 2010.

L. Tiriba. Crianças, natureza e educação infantil. 2005. 249f. Tese (Doutorado em Educação) - Curso de Doutorado em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro, 2005.

J. Piaget. Seis estudos de psicologia. 25 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.

G. L. D. Pádua. A epistemologia genética de Jean Piaget. Revista FACEVV, nº 2, p.22-35, 1º semestre de 2009.

C. Campbell; C. Howitt; W. Jobling. Science in Early Childhood. 3 ed. Austrália: Cambridge University Press, 2018.

H. Eshach. Science literacy in primary schools and pre-schools. Netherlands: Springer, 2006.

A. A. Hai; D. A. S. Silva; M. Varotto and M. C. C. Miguel. Ensinando Ciências na Educação Infantil. 2. ed. Campinas: Alínea, 2020.

C. M. Craidy and G. E. P. Kaercher (organizadoras) – Dados eletrônicos - Educação Infantil: pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2007.

R. Louv. A última criança na natureza: Resgatando as nossas crianças do transtorno do déficit de natureza. Tradução Alyne Azuma, Claudia Belhassof. 1.ed. São Paulo: Aquariana, 2018.

L. Tiriba. Educação Infantil como direito e alegria: Em busca de pedagogias ecológicas e libertárias. 2 ed. Rio de Janeiro / São Paulo: Paz e Terra, 2021.

G. Piorski. Brinquedos do chão: a natureza, o imaginário e o brincar. São Paulo: Peirópolis, 2016.

P. Fochi (org). O brincar heurístico na creche: percursos pedagógicos no Observatório da Cultura Infantil – OBECI. Porto Alegre: Paulo Fochi Estudos Pedagógicos, 2018.

M. D. Flora. O brincar da criança com elementos da natureza no espaço do parque na Educação Infantil. 2019. 193f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, 2019.

C. R. G. L. Correa. Os porquês da criança na psicologia genética de Piaget e na psicanálise e a dificuldade de aprendizagem. Ágora, Rio de Janeiro v. XVIII, p. 289-303, 2015.

Ontario Ministry of Education. The Kindergarten Program. Toronto, ON: Government of Ontario, 2016.

B. J. Wadsworth. Inteligência e afetividade da criança na teoria de Piaget. 5 ed. revisada. São Paulo: Pioneira, 1997.

A. Amaral; B. Velasques and M. Oliveira (organizadoras). Neurodesenvolvimento infantil em contato com a natureza. Iguatu: Quipá, 2021.

M. D. G. S. Horn and M. C. S. Barbosa. Abrindo as portas da escola infantil: viver e aprender nos espaços externos. Porto Alegre: Penso, 2022.

Downloads

Published

12/25/2022

How to Cite

Bizotto, D. S., & Villas-Boas, V. (2022). Brinquedoteca natural: uma proposta para o Ensino de Ciências na Educação Infantil. Scientia Cum Industria, 10(1), 39–47. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/11241

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha