DEMOCRACIA E PARTICIPAÇÃO POPULAR NO LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE UM EMPREENDIMENTO EÓLICO EM SÃO MIGUEL DO GOSTOSO/RN
Palavras-chave:
licenciamento ambiental, audiência pública, participação popularResumo
Inserido na Política Nacional de Meio Ambiente como elemento garantidor dos direitos difusos, o instrumento do licenciamento ambiental está previsto em diversas normas de forma esparsa, sendo a audiência pública uma das condições obrigatórias em certos casos. Considerando que a participação popular é sustentáculo da democracia, o propósito do presente trabalho é analisar, a partir dos discursos de moradores da comunidade de Morro dos Martins, município de São Miguel do Gostoso-RN, se o processo de licenciamento de um empreendimento de energia eólica realizado no ano de 2010 pelo órgão ambiental estadual levou em consideração a opinião da população. Como parâmetro foi utilizado a escala de participação de Arnstein (1969), chegando-se à conclusão de que as audiências públicas se tratam de formalidades apenas simbólicas, tendo em vista que não se propõem a distribuir o poder de decisão àquele diretamente afetado pelo processo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos textos implica cessão imediata, automática, e sem ônus dos direitos de publicação na REVISTA DIREITO AMBIENTAL E SOCIEDADE (ISSN 2237-0021) que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão.
O(s) autor(es) continuará(ão) a deter os direitos autorais para publicações posteriores. Os trabalhos publicados são licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho reconhecendo a autoria do trabalho e a publicação nesta revista.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.