A intimidação sistemática (bullying) no meio ambiente escolar: uma análise a partir de La ciudad y los perros, de Mario Vargas Llosa, unindo Letras e Direito

Autores/as

  • Wambert Gomes Di Lorenzo
  • Ivone Massola

Palabras clave:

Bullyng. Dano existencial. Meio ambiente. Escola. Lei n. 13.663/2018.

Resumen

O artigo objetiva demonstrar que a intimidação sistemática, no meio ambiente escolar, se constitui em uma das formas que gera dano existencial,prática que tolhe a pessoa do seu sentido de existir ou mina seu projeto de vida. O combate ao bullyng deve ultrapassar a ideia de ressarcimento pecuniário, e, por isso, é preciso analisar com mais clareza os aspectos legais e sociais do combate dessa nefasta prática. Aliar o estudo do tema à literatura possibilita usar de outros meios de conscientização, como a obra La ciudad y los perros, de Mario Vargas Llosa, a qual representa as intimidações sistemáticas de forma escandalosamente chocante. No Brasil, o Estado Democrático de Direito garante a dignidade da pessoa humana, e a Lei n.13.663/2018 veio tornar obrigação dos estabelecimentos de ensino de promover medidas de conscientização e controle da intimidação sistemática no meio ambiente escolar. O assunto tem relevância social e obriga o Estado, pais e educadores à tomada de medidas que garantam aos educandos um meio ambiente escolar sadio que propicie a verdadeira formação de cidadãos.

Publicado

2019-06-17

Cómo citar

Di Lorenzo, W. G., & Massola, I. (2019). A intimidação sistemática (bullying) no meio ambiente escolar: uma análise a partir de La ciudad y los perros, de Mario Vargas Llosa, unindo Letras e Direito. Revista Direito Ambiental E Sociedade, 8(3). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/direitoambiental/article/view/7453