FUNÇÃO SOCIOAMBIENTAL DA PROPRIEDADE COMO COROLÁRIO DO ESTADO SOCIOAMBIENTAL DEMOCRÁTICO DE DIREITO BRASILEIRO

Autores/as

  • Mariana Berardinelli Vieira Braz Gonçalves Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palabras clave:

desapropriação-sanção, Estado Socioambiental Democrático de Direito, função socioambiental da propriedade, propriedade urbana e rural.

Resumen

O objetivo do presente trabalho é demonstrar que, a partir da jusfundamentalização do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, impõe-se o reconhecimento de uma função ecológica do direito de propriedade, que, ao lado de sua função social, integra a própria estrutura do direito, servindo-lhe, simultaneamente, de fundamento de validade e de limite intrínseco. Para tanto, promove-se uma retrospectiva da evolução histórica do direito de propriedade, analisando-se os diferentes significados atribuídos a tal instituto, desde a Antiguidade até os presentes dias, examinando-se, ainda, as principais características do Estado Socioambiental Democrático de Direito brasileiro e as consequências jurídicas advindas a partir de sua consagração na ordem constitucional de 1988. Conclui-se, ao final, por meio de uma interpretação sistemática e teleológica do ordenamento jurídico, pela imprescindibilidade de reconhecimento da função socioambiental da propriedade urbana e rural como corolário do Estado Socioambiental Democrático de Direito brasileiro, sustentando-se a possibilidade de desapropriação sancionatória do imóvel rural que, a despeito de atender aos parâmetros normativos de produtividade, viole ostensivamente a ordem pública ambiental.

Biografía del autor/a

Mariana Berardinelli Vieira Braz Gonçalves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010) e pós-graduação em Direito do Estado e da Regulação pela Fundação Getúlio Vargas (2014). Mestranda em Direito da Cidade na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Direito Ambiental e Regulatório. Trabalhou como advogada na área de Direito Regulatório do Escritório Lodi & Lobo Advogados e, atualmente, é coordenadora da área de Direito Ambiental e Urbanístico do Escritório Doria, Jacobina e Gondinho Advogados.

Publicado

2017-05-05

Cómo citar

Gonçalves, M. B. V. B. (2017). FUNÇÃO SOCIOAMBIENTAL DA PROPRIEDADE COMO COROLÁRIO DO ESTADO SOCIOAMBIENTAL DEMOCRÁTICO DE DIREITO BRASILEIRO. Revista Derecho Ambiental & Sociedad, 7(1). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/direitoambiental/article/view/4865

Artículos similares

<< < 39 40 41 42 43 44 45 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.