Planos de manejo como mecanismo defensivo permanente de planejamento em defesa do patrimônio natural
Palavras-chave:
Conservação in situ. Plano de manejo. Unidades de conservação da natureza.Resumo
O tema do presente trabalho refere-se ao plano de manejo, como instrumento indispensável para a adequada gestão das unidades de conservação da natureza. O objeto da pesquisa é o estudo da natureza técnica e jurídica da formação e do funcionamento desses planos e o prejuízo que se tem em sua não elaboração. Os planos são fundamentais para conservação in situ, para a gestão territorial e prevenção de problemas futuros e presentes relacionados aos recursos naturais da área, bem como das comunidades eventualmente existentes em seu interior. O plano é obrigatório para todas as unidades e deveria ser elaborado no prazo de cinco anos, após sua criação. A metodologia é bibliográfica e documental e o método hipotético-dedutivo.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos textos implica cessão imediata, automática, e sem ônus dos direitos de publicação na REVISTA DIREITO AMBIENTAL E SOCIEDADE (ISSN 2237-0021) que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão.
O(s) autor(es) continuará(ão) a deter os direitos autorais para publicações posteriores. Os trabalhos publicados são licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho reconhecendo a autoria do trabalho e a publicação nesta revista.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.