Reparação de danos ambientais causados por desflorestamento na Amazônia: uma proposta metodológica
Palavras-chave:
Floresta amazônica. Restauração florestal. Compensação ambiental. Avaliação econômica de danos ambientais.Resumo
O desenvolvimento na região da Amazônia brasileira tem causado impactos ambientais negativos que transcendem fronteiras, podendo afetar o clima global e até mesmo a produção de alimentos no Brasil. Embora o Estado venha adotando medidas para controlar o desflorestamento na região, propostas que busquem a reparação dos danos ambientais devem ser incentivadas. Neste trabalho foram abordados aspectos sobre os meios de reparação dos danos ambientais irreversíveis causados pelo desflorestamento na Amazônia, desde os aspectos da reparação in situ e medidas de compensação ambiental, até o procedimento matemático para estimativa monetária, visando à indenização pecuniária, utilizando-se de critérios técnicos, objetivos e regionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos textos implica cessão imediata, automática, e sem ônus dos direitos de publicação na REVISTA DIREITO AMBIENTAL E SOCIEDADE (ISSN 2237-0021) que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão.
O(s) autor(es) continuará(ão) a deter os direitos autorais para publicações posteriores. Os trabalhos publicados são licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho reconhecendo a autoria do trabalho e a publicação nesta revista.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.