SANÇÕES AMBIENTAIS POR SUPRESSÃO IRREGULAR DE VEGETAÇÃO DO BIOMA MATA ATLÂNTICA
Palavras-chave:
Bioma Mata Atlântica, direito ambiental, direito administrativo sancionador, Mapa do IBGE.Resumo
O Bioma Mata Atlântica é um dos mais relevantes no cenário ambiental brasileiro. Além de sua relevância ecológica, a Constituição atribui ao Bioma a qualidade de patrimônio nacional. Essa qualificação revela seu caráter de bem ambiental intergeracional. O presente artigo analisa as infrações ambientais contrárias ao Bioma Mata Atlântica. O problema desenvolvido se refere à tutela ambiental de áreas ecológicas de ecossistemas associados ao Bioma que estejam fora dos limites do Mapa do IBGE, considerando as previsões da Lei do Bioma Mata Atlântica. Há decisões judiciais que retiram a proteção de áreas de Mata Atlântica que estejam fora dos limites do Mapa do IBGE, adotando um critério meramente geográfico. A partir do método crítico-propositivo, o presente artigo analisa o direito sancionador ambiental e a teoria da imputação sucessiva para sustentar a necessária proteção abrangente do Bioma.Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos textos implica cessão imediata, automática, e sem ônus dos direitos de publicação na REVISTA DIREITO AMBIENTAL E SOCIEDADE (ISSN 2237-0021) que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão.
O(s) autor(es) continuará(ão) a deter os direitos autorais para publicações posteriores. Os trabalhos publicados são licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho reconhecendo a autoria do trabalho e a publicação nesta revista.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.