GLOBALIZAÇÃO E RELAÇÕES DE CONSUMO: SERVIDÃO MODERNA E DEGRADAÇÃO AMBIENTAL
Palavras-chave:
Globalização, Servidão moderna, Consumo, Degradação ambiental.Resumo
O artigo analisa a globalização e suas implicações ao meio ambiente na produção de resíduos sólidos em grande escala. O levantamento dos pontos positivos e negativos demonstrou a condição de servidão da sociedade moderna, marcada pelo consumismo e pela coisificação das pessoas. Há necessidade de ações pautadas na sustentabilidade (econômica, social e ambiental), na aplicação dos princípios da função social e da função solidária das empresas e uma participação mais efetiva do Estado. Pelos métodos dialético e teleológico constatou-se a impossibilidade de reversão ou contenção da globalização, por isso imperioso uma mudança de paradigma, reconstruindo-se a sociedade a partir da solidariedade para redução das desigualdades sociais e para a efetiva justa social. O consumo sustentável e a proteção ao meio ambiente são imprescindíveis à manutenção da vida e à efetividade dos princípios e preceitos da Carta Política de 1988.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos textos implica cessão imediata, automática, e sem ônus dos direitos de publicação na REVISTA DIREITO AMBIENTAL E SOCIEDADE (ISSN 2237-0021) que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão.
O(s) autor(es) continuará(ão) a deter os direitos autorais para publicações posteriores. Os trabalhos publicados são licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho reconhecendo a autoria do trabalho e a publicação nesta revista.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.