EDUCAÇÃO JURÍDICO-AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA E DA SUSTENTABILIDADE

Autores

  • Nelma Baldin Universidade da Região de Joinville - Univille
  • Andrei Popovski Kolaceke Universidade da região de Joinville - Univille

Palavras-chave:

Educação ambiental, Educação jurídica, Cidadania

Resumo

A degradação do ambiente e o progressivo esgotamento dos recursos naturais  desafiam a eficácia das normas do direito ambiental. Nesse contexto, a educação apresenta-se como poderosa ferramenta de transformação, capaz de proporcionar efetividade à norma, estimulando o desenvolvimento das competências necessárias ao efetivo exercício da cidadania. Este artigo analisa uma pesquisa referente à prática pedagógica voltada à educação e à sensibilização ambiental realizada numa comunidade  de Joinville/SC, com vistas à conscientização de estudantes quanto aos conceitos básicos e princípios da legislação ambiental vigente no país. Os objetivos visaram fomentar práticas relacionadas à cidadania e a sustentabilidade, via  abordagem crítica do conteúdo dos dispositivos legais e de suas  aplicações no cotidiano. Metodologicamente, para transmissão do conhecimento estudou-se a linguagem  jurídica com  ilustrações. 

Biografia do Autor

Nelma Baldin, Universidade da Região de Joinville - Univille

Doutora em Educação pela PUC/SP. Mestre em História pela UFSC. Professora do Programa de Pós Graduação (Mestrado e Doutorado) em Saúde e Meio Ambiente; Professora do curso de Mestrado em Educação da Univille

Andrei Popovski Kolaceke, Universidade da região de Joinville - Univille

Acadêmico de Direito da Universidade da Região de Joinville - Univille

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Publicado

11-04-2016

Como Citar

Baldin, N., & Kolaceke, A. P. (2016). EDUCAÇÃO JURÍDICO-AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA E DA SUSTENTABILIDADE. Revista Direito Ambiental E Sociedade, 6(1). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/direitoambiental/article/view/4012

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