GOVERNANÇA SOCIOAMBIENTAL NA CHINA: BALANÇOS E PERSPECTIVAS PARA O 14º PLANO QUINQUENAL

Autores

  • Luiz Henrique Debastiani Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó
  • Idir Canzi Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Palavras-chave:

China, governança, socioambientalismo, Planos Quinquenais.

Resumo

Este artigo objetiva analisar o histórico da governança socioambiental da China, fazendo um balanço do posicionamento do país na segunda metade do século XX, culminando na apresentação de perspectivas para o futuro próximo com o 14º Plano Quinquenal (2021-2025). O método de pesquisa utilizado foi o qualitativo-quantitativo, abordando tanto a bibliografia analítica disponível e os próprios planos, quanto dados estatísticos. Como resultado, apresenta que apesar de ainda ser o maior responsável pelas emissões de CO2 do mundo, a China realiza mudanças notáveis em sua dinâmica política, favorecendo uma troca mais amigável com o meio ambiente, mesmo que muito ainda precise ser feito de modo que as reformas até agora realizadas encontrem respostas mais viáveis e promissoras.


Biografia do Autor

Luiz Henrique Debastiani, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Bacharel em Direito pela Unochapecó. Mestrando em Direito no PPGD da Unochapecó, na Linha de Pesquisa Direitos Humanos, Cidadania e Atores Internacionais.

Idir Canzi, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professor Titular do PPGD da Unochapecó.

Downloads

Publicado

2023-12-06

Como Citar

Debastiani, L. H., & Canzi, I. (2023). GOVERNANÇA SOCIOAMBIENTAL NA CHINA: BALANÇOS E PERSPECTIVAS PARA O 14º PLANO QUINQUENAL. Revista Direito Ambiental E Sociedade, 13(2). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/direitoambiental/article/view/10741