BIOCOMBUSTÍVEIS: INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO E INSERÇÃO INTERNACIONAL

Autores

  • Adriana Neves Gomes de Azevedo PUC MINAS - MESTRADO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS
  • Bruna Gomes de Azevedo Lima Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais

Palavras-chave:

Biocombustíveis, Contexto Histórico, Cooperação Internacional, Desenvolvimento Econômico, Energia.

Resumo

Nos últimos anos, diante da alteração no cenário energético global, as principais potências mundiais perceberam a necessidade de se encontrar outras fontes de energia que possibilitem a redução da dependência em relação aos combustíveis fósseis. Diante dessa nova realidade, percebe-se que o Brasil possui as condições necessárias para liderar essa celeuma mundial, prima face, no que tange aos bicombustíveis, devido a sua vasta experiência na produção e no uso dessa fonte energética.   Dessa feita, a partir do ano de 2003, o estado brasileiro passou a conceber e implementar vários projetos de cooperação internacional na área de biocombustíveis. Porém, esse processo não se deu de forma linear e sem contradições. Diversos atores domésticos, assim, como inúmeros determinantes sistêmicos exerceram importante influencia nas medidas adotadas pelo governo no que concerne à cooperação com outros países. Partindo da premissa de que o interesse de empresas privadas e os objetivos estratégicos do governo brasileiro estão fortemente ligados à execução desses projetos, o presente estudo realizou uma a revisão bibliográfica no intuito de observar quais as bases materiais e os fundamentos políticos desses projetos de cooperação no setor de biocombustíveis. Ademais, procurou-se demonstrar a evolução histórica do uso e incentivos do biocombustível no Brasil e de que maneira, no atual século, o governo federal busca chegar além da autossuficiência e, com isso fortalecer sua imagem como protagonista no cenário energético mundial e líder no setor de biocombustíveis. 

 

Biografia do Autor

Adriana Neves Gomes de Azevedo, PUC MINAS - MESTRADO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Advogada. Mestranda em Relações Internacionais PUC Minas. Especialista em Direito Processual Civil - Faculdade Milton Campos. Especialista em Direito Tributário - CAD (Centro de Atualização em Direito - FGV). Professora de Direito Civil e Direito Constitucional na Academia de Policia Militar de Minas Gerais. Membro do Grupo de Estudos do Oriente Médio e Magreb (GEOMM) PUC Minas. Membro do Grupo de Pesquisa. Instituições Internacionais PUC Minas. Membro do Centro de Estudos Processos Decisórios (CEPED) PUC Minas.

 

Bruna Gomes de Azevedo Lima, Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduanda do 9º período do curso de Direito PUC Minas.

Downloads

Publicado

2016-03-09

Como Citar

Azevedo, A. N. G. de, & Lima, B. G. de A. (2016). BIOCOMBUSTÍVEIS: INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO E INSERÇÃO INTERNACIONAL. Revista Direito Ambiental E Sociedade, 6(1). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/direitoambiental/article/view/2693