BIOCOMBUSTÍVEIS: INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO E INSERÇÃO INTERNACIONAL
Palavras-chave:
Biocombustíveis, Contexto Histórico, Cooperação Internacional, Desenvolvimento Econômico, Energia.Resumo
Nos últimos anos, diante da alteração no cenário energético global, as principais potências mundiais perceberam a necessidade de se encontrar outras fontes de energia que possibilitem a redução da dependência em relação aos combustíveis fósseis. Diante dessa nova realidade, percebe-se que o Brasil possui as condições necessárias para liderar essa celeuma mundial, prima face, no que tange aos bicombustíveis, devido a sua vasta experiência na produção e no uso dessa fonte energética. Dessa feita, a partir do ano de 2003, o estado brasileiro passou a conceber e implementar vários projetos de cooperação internacional na área de biocombustíveis. Porém, esse processo não se deu de forma linear e sem contradições. Diversos atores domésticos, assim, como inúmeros determinantes sistêmicos exerceram importante influencia nas medidas adotadas pelo governo no que concerne à cooperação com outros países. Partindo da premissa de que o interesse de empresas privadas e os objetivos estratégicos do governo brasileiro estão fortemente ligados à execução desses projetos, o presente estudo realizou uma a revisão bibliográfica no intuito de observar quais as bases materiais e os fundamentos políticos desses projetos de cooperação no setor de biocombustíveis. Ademais, procurou-se demonstrar a evolução histórica do uso e incentivos do biocombustível no Brasil e de que maneira, no atual século, o governo federal busca chegar além da autossuficiência e, com isso fortalecer sua imagem como protagonista no cenário energético mundial e líder no setor de biocombustíveis.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos textos implica cessão imediata, automática, e sem ônus dos direitos de publicação na REVISTA DIREITO AMBIENTAL E SOCIEDADE (ISSN 2237-0021) que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão.
O(s) autor(es) continuará(ão) a deter os direitos autorais para publicações posteriores. Os trabalhos publicados são licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho reconhecendo a autoria do trabalho e a publicação nesta revista.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.