Educação, formação humana e ética: desafios à política educacional no contexto do neoliberalismo ortodoxo no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021028

Resumo

Neste ensaio, discutimos a relação entre educação, formação humana e ética no contexto do neoliberalismo ortodoxo, bem como alguns desafios apresentados à política educacional do Brasil. Caracteriza-se como um estudo exploratório de cunho teórico e faz parte de um conjunto de três projetos de pesquisa em nível de doutorado, realizados em uma universidade do Sul do Brasil, no período de 2017 a 2020. Ao contextualizarmos o atual momento do neoliberalismo no País e apresentarmos alguns fundamentos de uma formação humana e ética, acenamos aos desafios atuais presentes para consolidação de uma política educacional cujo horizonte seja a plena formação humana. Os estudos demonstram que a política educacional sob a perspectiva da formação humana, na atualidade, necessita garantir condições que articulem, no âmbito da escola, acesso aos conhecimentos científicos, criatividade e auto-organização dos sujeitos do processo pedagógico em sua totalidade.Palavras-chave: Educação. Formação humana. Ética. Neoliberalismo. Política educacional

Biografia do Autor

Magda Gisela Cruz dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Integrante dos Grupos de Pesquisa Movimentos Sociais, Escola Pública e Educação Popular (MovSE) da Universidade Federal de Pelotas e Trabalho, Movimentos Sociais e Educação (TRAMSE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisadora no Projeto Observatório da Educação do Campo (UFRGS).

Leonardo Dorneles Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande

Pedagogo e Mestre pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Professor do Instituto de Educação - Políticas Públicas da Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação - GEPEFI da Universidade Estadual de Maringá, Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais - NEPPE (UFPel) e Núcleo Educamemoria (FURG). Colabora com estudos junto ao Observatório dos Conflitos Urbanos e Socioambientais do Extremo Sul do Brasil (FURG). Atualmente desenvolve estudos sobre Estado, Políticas Educacionais, Ensino Médio e suas relações com as mudanças no mundo do trabalho. 

Paulo Eduardo Dias Taddei, Universidade Federal de Pelotas

Graduado em Direito, Especialista em Direito Ambiental, Mestre em Educação e Doutor em Educação, todos pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Licenciado em Filosofia pela Claretiano Rede de Educação. Advogado.  Foi professor substituto de Filosofia, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense - IFSUL, de Camaquã-RS. É pesquisador em Educação, com trabalhos publicados em revistas científicas e capítulos de livros. Trabalha nas áreas de Direito, Educação e Filosofia. Atualmente leciona Filosofia no Instituto Estadual de Educação Ponche Verde, em Piratini.

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Publicado

2021-10-19

Como Citar

Santos, M. G. C. dos, Gonçalves, L. D., & Taddei, P. E. D. (2021). Educação, formação humana e ética: desafios à política educacional no contexto do neoliberalismo ortodoxo no Brasil. CONJECTURA: Filosofia E educação, 26, e021028. https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021028

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Artigos