Educação, formação humana e ética: desafios à política educacional no contexto do neoliberalismo ortodoxo no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021028Abstract
Neste ensaio, discutimos a relação entre educação, formação humana e ética no contexto do neoliberalismo ortodoxo, bem como alguns desafios apresentados à política educacional do Brasil. Caracteriza-se como um estudo exploratório de cunho teórico e faz parte de um conjunto de três projetos de pesquisa em nível de doutorado, realizados em uma universidade do Sul do Brasil, no período de 2017 a 2020. Ao contextualizarmos o atual momento do neoliberalismo no País e apresentarmos alguns fundamentos de uma formação humana e ética, acenamos aos desafios atuais presentes para consolidação de uma política educacional cujo horizonte seja a plena formação humana. Os estudos demonstram que a política educacional sob a perspectiva da formação humana, na atualidade, necessita garantir condições que articulem, no âmbito da escola, acesso aos conhecimentos científicos, criatividade e auto-organização dos sujeitos do processo pedagógico em sua totalidade.Palavras-chave: Educação. Formação humana. Ética. Neoliberalismo. Política educacionalRiferimenti bibliografici
ALVES, Marcos Alexandre; GHIGGI, Gomercindo. A motivação filosófica da Educação: a correlação entre ética e política como fundamentação do agir humano. In: OLIVEIRA, Avelino da Rosa; GHIGGI, Gomercindo; OLIVEIRA, Neiva Afonso (org.). Caleidoscópio: temas de Educação e Filosofia. Pelotas: Editora e Gráfica da UFPel, 2010.
BRASIL. Lei n. 12.711, de 29 de agosto de 2012. Diário Oficial da União,
de agosto de 2012. p. 1.
BRASIL. Constituição Federal, de 5 de outubro de 1988. Diário Oficial da União n. 191, 5 de outubro de 1988, p. 1.
BRASIL. Lei n. 13.415, de fevereiro de 2017. Diário Oficial da União, 17 de fevereiro de 2017.
CASTEL, Robert. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
CHESNAIS, F. A mundialização do capital. São Paulo: Xamã, 1996.
FREIRE, Paulo. Política e educação. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 30. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LEHER, R.; VITTORIA, P.; MOTTA, V. Educação e mercantilização em meio à tormenta político-econômica do Brasil. Germinal–Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 9, n. 1, p. 14-24, abr. 2017.
PALACIOS, Alejandro F. Diaz. Neodesarrollismo brasileño: un viraje hacia el sur. Havana: Instituto Cubano del Libro, 2013.
RODRIGUES, Neidson. Educação: da formação humana à construção do sujeito ético. Educação & Sociedade, ano XXII, n. 76, out. 2001.
SAVIANI, Dermeval. Política educacional brasileira: limites e perspectivas. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, n. 24, p. 7-16, jun. 2008.
SÁNCHEZ VÁZQUES, Adolfo. Ética. Trad. de João Dell’Anna. 22. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
SEVERINO, Antônio Joaquim. A filosofia e a ética na Educação. In: OLIVEIRA, Avelino da Rosa; GHIGGI, Gomercindo; OLIVEIRA, Neiva Afonso (org.). Caleidoscópio: temas de Educação e Filosofia. Pelotas: Editora e Gráfica da UFPel, 2010.
SILVA, Mário Antônio da. Educação e formação humana: algumas considerações. Revista da Faculdade de Educação, ano VIII, n. 13, jan./ jun. 2010.
SUCHODOLSKI, Bogodan. A pedagogia e as grandes correntes filosóficas. 3. ed. Lisboa: Livros Horizontes Ltda., 1984.
TONET, Ivo. Educação e formação humana. Revista do Centro de Educação e Letras da Unioste, v. 8, n. 9, p. 9-21, 2006.
VIEIRA, Evaldo. Os direitos e a política social. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
1. A publicação dos originais implicará a cessão dos direitos autorais à revista Conjectura.
2. Os textos não poderão ser reproduzidos sem autorização da revista depois de aceitos.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.