Educação e Humanidade
O desafio da educação inspirado em Martha Nussbaum
DOI:
https://doi.org/10.18226/21784612.v30.e025004Abstract
Ao longo da história, a educação sempre teve como objetivo formar indivíduo integral, criativo, participativo e crítico, capaz de pensar com lógica, de deter autonomia moral, de contribuir para as transformações sociais, culturais, científicas e tecnológicas que garantam a paz e o progresso. Diante disso, não são simplificados os desafios à educação. Por isso, o objetivo deste estudo é mapear e analisar as produções acadêmicas acerca do desafio da educação inspirado em Martha Nussbaum. Trata-se de uma revisão sistemática, cujo levantamento bibliográfico, do tipo teses e dissertação, realizado na base de dados da CAPES, publicadas entre 2019 a 2022. Na busca foram selecionadas 7 produções acadêmicas, as quais contribuem para a compreensão das possibilidades e desafios da educação sob a influência do pensamento de Martha Nussbaum. A revisão elucidou a aplicabilidade das concepções de Nussbaum em ambientes educacionais, com ênfase na formação humanizadora, educação para democracia e nos contextos educacionais, destacando a relevância das ideias de Nussbaum para a criação de um sistema educacional mais inclusivo e democrático que possibilite responder aos desafios educacionais.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
1. A publicação dos originais implicará a cessão dos direitos autorais à revista Conjectura.
2. Os textos não poderão ser reproduzidos sem autorização da revista depois de aceitos.

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.








