Educação e Humanidade

O desafio da educação inspirado em Martha Nussbaum

Autor/innen

  • Vivian Emilli Fallgatter Silva Fardo UNOESC
  • Marineiva Moro Campos de Oliveira UNOESC

DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v30.e025004

Abstract

Ao longo da história, a educação sempre teve como objetivo formar indivíduo integral, criativo, participativo e crítico, capaz de pensar com lógica, de deter autonomia moral, de contribuir para as transformações sociais, culturais, científicas e tecnológicas que garantam a paz e o progresso. Diante disso, não são simplificados os desafios à educação. Por isso, o objetivo deste estudo é mapear e analisar as produções acadêmicas acerca do desafio da educação inspirado em Martha Nussbaum. Trata-se de uma revisão sistemática, cujo levantamento bibliográfico, do tipo teses e dissertação, realizado na base de dados da CAPES, publicadas entre 2019 a 2022. Na busca foram selecionadas 7 produções acadêmicas, as quais contribuem para a compreensão das possibilidades e desafios da educação sob a influência do pensamento de Martha Nussbaum. A revisão elucidou a aplicabilidade das concepções de Nussbaum em ambientes educacionais, com ênfase na formação humanizadora, educação para democracia e nos contextos educacionais, destacando a relevância das ideias de Nussbaum para a criação de um sistema educacional mais inclusivo e democrático que possibilite responder aos desafios educacionais.

Veröffentlicht

2025-10-22

Zitationsvorschlag

Fallgatter Silva Fardo, V. E., & Moro Campos de Oliveira, M. (2025). Educação e Humanidade: O desafio da educação inspirado em Martha Nussbaum. CONJECTURA: Filosofia E Educação, 30, e025004. https://doi.org/10.18226/21784612.v30.e025004

Ausgabe

Rubrik

FILOSOFIA - Artigos