Aproximações entre o conceito de mediação pedagógica e a filosofia de Martin Buber

Autori

  • Cleberson Pinelli Ribeiro Universidade Federal de Uberlândia
  • Márcio Danelon Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v30.e025015

Parole chiave:

Mediação pedagógica, Diálogo, Relação interpessoal

Abstract

O presente artigo destaca a estreita relação entre a filosofia de Martin Buber e o conceito de mediação pedagógica, enfatizando a importância da promoção de uma educação humanizada e significativa. O problema central abordado é a necessidade de compreender como os princípios buberianos, como o diálogo e a relação interpessoal autêntica, podem, por meio da mediação pedagógica, influenciar positivamente a prática educativa. Os objetivos visam analisar os pontos de convergência entre a mediação pedagógica e a filosofia de Buber, buscando contribuições para uma abordagem dialógica e centrada no encontro genuíno entre os indivíduos. A metodologia qualitativa, embasada em pesquisa bibliográfica, explora as ideias de Buber sobre o diálogo e a relação Eu-Tu, evidenciando a consistência teórica do estudo. Os resultados parciais indicam que a aplicação dos princípios buberianos na prática educativa podem não apenas facilitar a compreensão da mediação pedagógica, mas também promover um ambiente de aprendizado enriquecedor, em que o diálogo e o encontro genuíno são valorizados como fontes de crescimento e compreensão mútua. Assim, a interação entre a filosofia de Buber e a mediação pedagógica reforça a importância de uma educação centrada na autenticidade das relações interpessoais e no reconhecimento mútuo, visando uma educação humanizada e significativa.

Biografie autore

Cleberson Pinelli Ribeiro, Universidade Federal de Uberlândia

Cleberson Pinelli Ribeiro é doutorando em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Mestre em Educação (2020) pela Universidade de Uberaba. Possui graduação em Letras e Pedagogia. Atua como professor de Língua Portuguesa e Literatura na Educação Pública e Particular na cidade de Araguari MG. Dedica sua pesquisa a temáticas relacionadas a mediação pedagógica e conflitos escolares.

Márcio Danelon, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas; graduado em Filosofia pela Universidade Metodista de Piracicaba. É professor adjunto IV da Universidade Federal de Uberlândia, atua na graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Editor da área de Educação da Revista Educação e Filosofia. É avaliador de curso de graduação no Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Educação.

Riferimenti bibliografici

BUBER, Martin. Do diálogo ao dialógico. Tradução de Marta Eksten de Souza Queiroz e Regina Weinberg. São Paulo: Perspectiva, 1982.

BUBER, Martin. Eu e Tu. Tradução de Newton Aquiles von Zuben. São Paulo: Centauro, 1974.

BUBER, Martin. Encontro: fragmentos autobiográficos. Trad. de Sofia Inês Albornoz Stein. Petrópolis: Vozes, 1991

BUBER, Martin. Sobre comunidade. Tradução de Newton Aquiles von Zuben. São Paulo: Perspectiva, 1987.

BUBER, Martin. The Education of Character. In: BUBER, Martin. Between Man and Man. Introduction by Maurice Friedman. London: Routledge, 2002. p.123–139.

CARRARA, Ozanan Vicente. A noção de comunidade em Martin Buber. Revista Filosófica São Boaventura, v. 11, n. 2, jul./dez. 2017.

FREYRE, Gilberto. Casa-Grande e Senzala: Formação da Família Brasileira Sob o Regime da Economia Patriarcal. 51. ed. São Paulo: Global, 2006.

OLIVEIRA, Manoel Messias; QUILLICI NETO, Armindo. O diálogo como instrumento pedagógico: contribuições de Sócrates e Martin Buber. Poiésis Pedagógica, v. 20, p. 111-123, 2022.

PARREIRA, Gizele Geralda. Martin Buber e o sentido da educação. Goiânia: IFG, 2016.

PINELLI RIBEIRO, Cleberson. A mediação pedagógica como prática de compreensão dos conflitos escolares. 2020. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Uberaba, Uberlândia, 2020.

QUEIROZ; WEINBERG. Prefácio do tradutor. In BUBER, Martin. Do diálogo ao dialógico. Tradução de Marta Eksten de Souza Queiroz e Regina Weinberg. São Paulo: Perspectiva, 1982.

RIBEIRO, Cleberson Pinelli; NOVAIS, Gercina Santana. Mediação pedagógica, um conceito potente e ausente? O que diz a produção acadêmica no Brasil. Revista Poíesis Pedagógica, v. 20, n. Publicação contínua, p. 64-77, 2022.

VON ZUBEN, Newton Aquiles. Introdução e notas. In BUBER, Martin. Eu e Tu. Tradução de Newton Aquiles von Zuben. 10ª. ed. São Paulo: Centauro, 1974.

##submission.downloads##

Pubblicato

2026-01-16

Come citare

Pinelli Ribeiro, C., & Danelon, M. (2026). Aproximações entre o conceito de mediação pedagógica e a filosofia de Martin Buber. CONJECTURA: Filosofia E Educação, 30, e025015. https://doi.org/10.18226/21784612.v30.e025015

Fascicolo

Sezione

FILOSOFIA - Artigos