Aproximações entre o conceito de mediação pedagógica e a filosofia de Martin Buber
DOI:
https://doi.org/10.18226/21784612.v30.e025015Keywords:
Mediação pedagógica, Diálogo, Relação interpessoalAbstract
O presente artigo destaca a estreita relação entre a filosofia de Martin Buber e o conceito de mediação pedagógica, enfatizando a importância da promoção de uma educação humanizada e significativa. O problema central abordado é a necessidade de compreender como os princípios buberianos, como o diálogo e a relação interpessoal autêntica, podem, por meio da mediação pedagógica, influenciar positivamente a prática educativa. Os objetivos visam analisar os pontos de convergência entre a mediação pedagógica e a filosofia de Buber, buscando contribuições para uma abordagem dialógica e centrada no encontro genuíno entre os indivíduos. A metodologia qualitativa, embasada em pesquisa bibliográfica, explora as ideias de Buber sobre o diálogo e a relação Eu-Tu, evidenciando a consistência teórica do estudo. Os resultados parciais indicam que a aplicação dos princípios buberianos na prática educativa podem não apenas facilitar a compreensão da mediação pedagógica, mas também promover um ambiente de aprendizado enriquecedor, em que o diálogo e o encontro genuíno são valorizados como fontes de crescimento e compreensão mútua. Assim, a interação entre a filosofia de Buber e a mediação pedagógica reforça a importância de uma educação centrada na autenticidade das relações interpessoais e no reconhecimento mútuo, visando uma educação humanizada e significativa.
References
BUBER, Martin. Do diálogo ao dialógico. Tradução de Marta Eksten de Souza Queiroz e Regina Weinberg. São Paulo: Perspectiva, 1982.
BUBER, Martin. Eu e Tu. Tradução de Newton Aquiles von Zuben. São Paulo: Centauro, 1974.
BUBER, Martin. Encontro: fragmentos autobiográficos. Trad. de Sofia Inês Albornoz Stein. Petrópolis: Vozes, 1991
BUBER, Martin. Sobre comunidade. Tradução de Newton Aquiles von Zuben. São Paulo: Perspectiva, 1987.
BUBER, Martin. The Education of Character. In: BUBER, Martin. Between Man and Man. Introduction by Maurice Friedman. London: Routledge, 2002. p.123–139.
CARRARA, Ozanan Vicente. A noção de comunidade em Martin Buber. Revista Filosófica São Boaventura, v. 11, n. 2, jul./dez. 2017.
FREYRE, Gilberto. Casa-Grande e Senzala: Formação da Família Brasileira Sob o Regime da Economia Patriarcal. 51. ed. São Paulo: Global, 2006.
OLIVEIRA, Manoel Messias; QUILLICI NETO, Armindo. O diálogo como instrumento pedagógico: contribuições de Sócrates e Martin Buber. Poiésis Pedagógica, v. 20, p. 111-123, 2022.
PARREIRA, Gizele Geralda. Martin Buber e o sentido da educação. Goiânia: IFG, 2016.
PINELLI RIBEIRO, Cleberson. A mediação pedagógica como prática de compreensão dos conflitos escolares. 2020. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Uberaba, Uberlândia, 2020.
QUEIROZ; WEINBERG. Prefácio do tradutor. In BUBER, Martin. Do diálogo ao dialógico. Tradução de Marta Eksten de Souza Queiroz e Regina Weinberg. São Paulo: Perspectiva, 1982.
RIBEIRO, Cleberson Pinelli; NOVAIS, Gercina Santana. Mediação pedagógica, um conceito potente e ausente? O que diz a produção acadêmica no Brasil. Revista Poíesis Pedagógica, v. 20, n. Publicação contínua, p. 64-77, 2022.
VON ZUBEN, Newton Aquiles. Introdução e notas. In BUBER, Martin. Eu e Tu. Tradução de Newton Aquiles von Zuben. 10ª. ed. São Paulo: Centauro, 1974.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1. The publication of the originals will imply the assignment of copyright to Conjectura Journal.
2. Texts cannot be reproduced without authorization from the Journal after acceptance.




