Aproximações entre o conceito de mediação pedagógica e a filosofia de Martin Buber
DOI:
https://doi.org/10.18226/21784612.v30.e025015Schlagworte:
Mediação pedagógica, Diálogo, Relação interpessoalAbstract
O presente artigo destaca a estreita relação entre a filosofia de Martin Buber e o conceito de mediação pedagógica, enfatizando a importância da promoção de uma educação humanizada e significativa. O problema central abordado é a necessidade de compreender como os princípios buberianos, como o diálogo e a relação interpessoal autêntica, podem, por meio da mediação pedagógica, influenciar positivamente a prática educativa. Os objetivos visam analisar os pontos de convergência entre a mediação pedagógica e a filosofia de Buber, buscando contribuições para uma abordagem dialógica e centrada no encontro genuíno entre os indivíduos. A metodologia qualitativa, embasada em pesquisa bibliográfica, explora as ideias de Buber sobre o diálogo e a relação Eu-Tu, evidenciando a consistência teórica do estudo. Os resultados parciais indicam que a aplicação dos princípios buberianos na prática educativa podem não apenas facilitar a compreensão da mediação pedagógica, mas também promover um ambiente de aprendizado enriquecedor, em que o diálogo e o encontro genuíno são valorizados como fontes de crescimento e compreensão mútua. Assim, a interação entre a filosofia de Buber e a mediação pedagógica reforça a importância de uma educação centrada na autenticidade das relações interpessoais e no reconhecimento mútuo, visando uma educação humanizada e significativa.
Literaturhinweise
BUBER, Martin. Do diálogo ao dialógico. Tradução de Marta Eksten de Souza Queiroz e Regina Weinberg. São Paulo: Perspectiva, 1982.
BUBER, Martin. Eu e Tu. Tradução de Newton Aquiles von Zuben. São Paulo: Centauro, 1974.
BUBER, Martin. Encontro: fragmentos autobiográficos. Trad. de Sofia Inês Albornoz Stein. Petrópolis: Vozes, 1991
BUBER, Martin. Sobre comunidade. Tradução de Newton Aquiles von Zuben. São Paulo: Perspectiva, 1987.
BUBER, Martin. The Education of Character. In: BUBER, Martin. Between Man and Man. Introduction by Maurice Friedman. London: Routledge, 2002. p.123–139.
CARRARA, Ozanan Vicente. A noção de comunidade em Martin Buber. Revista Filosófica São Boaventura, v. 11, n. 2, jul./dez. 2017.
FREYRE, Gilberto. Casa-Grande e Senzala: Formação da Família Brasileira Sob o Regime da Economia Patriarcal. 51. ed. São Paulo: Global, 2006.
OLIVEIRA, Manoel Messias; QUILLICI NETO, Armindo. O diálogo como instrumento pedagógico: contribuições de Sócrates e Martin Buber. Poiésis Pedagógica, v. 20, p. 111-123, 2022.
PARREIRA, Gizele Geralda. Martin Buber e o sentido da educação. Goiânia: IFG, 2016.
PINELLI RIBEIRO, Cleberson. A mediação pedagógica como prática de compreensão dos conflitos escolares. 2020. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Uberaba, Uberlândia, 2020.
QUEIROZ; WEINBERG. Prefácio do tradutor. In BUBER, Martin. Do diálogo ao dialógico. Tradução de Marta Eksten de Souza Queiroz e Regina Weinberg. São Paulo: Perspectiva, 1982.
RIBEIRO, Cleberson Pinelli; NOVAIS, Gercina Santana. Mediação pedagógica, um conceito potente e ausente? O que diz a produção acadêmica no Brasil. Revista Poíesis Pedagógica, v. 20, n. Publicação contínua, p. 64-77, 2022.
VON ZUBEN, Newton Aquiles. Introdução e notas. In BUBER, Martin. Eu e Tu. Tradução de Newton Aquiles von Zuben. 10ª. ed. São Paulo: Centauro, 1974.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
1. A publicação dos originais implicará a cessão dos direitos autorais à revista Conjectura.
2. Os textos não poderão ser reproduzidos sem autorização da revista depois de aceitos.

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.




