Educação, liberdade e emancipação sob a perspectiva da teoria do reconhecimento

entrevista com Axel Honneth

Auteurs-es

  • Krassimir Stojanov

DOI :

https://doi.org/10.18226/21784612.v29.e024012

Mots-clés :

Filosofia da Educação, Teoria do Reconhecimento, Axel Honneth

Résumé

O objetivo principal da entrevista traduzida para o português é articular e esclarecer a concepção crítica de Axel Honneth sobre a educação democrática e emancipadora na era contemporânea e como essa concepção se relaciona com filósofos clássicos da educação, como Kant, Hegel e Dewey.

Références

HONNETH, A. (2015). Education and the Democratic Public Sphere: A Neglected Chapter of Political Philosophy. In J. JAKOBSEN & O. LYSAKER (Eds.), Recognition and Freedom. Axel Honneth’s Political Thought (pp. 17-32). Leiden/Boston: Brill.

HONNETH, A. (2020). Kindheit. Unstimmigkeiten unserer liberalen Vorstellungswelt. In A. HONNETH (Ed.), Die Armut unserer Freiheit. Aufsätze 2012-2019 (pp. 234-263). Berlin: Suhrkamp Verlag AG

Téléchargements

Publié-e

2024-10-25

Comment citer

Stojanov, K. (2024). Educação, liberdade e emancipação sob a perspectiva da teoria do reconhecimento: entrevista com Axel Honneth. CONJECTURA: Filosofia E Educação, 29, e024012. https://doi.org/10.18226/21784612.v29.e024012

Numéro

Rubrique

Entrevistas