Cisnormatividade, violência e instituição escolar // Cisnormativity, violence and school institution

Autores/as

  • Lindamar Alves Faermann UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ - SÃO PAULO -SP http://orcid.org/0000-0002-1622-6202
  • Silvio Luiz da Costa UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ-SP
  • Catarina Couto UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ-SP

DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020036

Resumen

Este artigo tem como objetivo elucidar as diversas formas de violência vivenciadas pela população transgênera no Brasil, centrando-se nos desafios e nas dificuldades que encontram no âmbito educacional. Estudos comprovam reiterados processos de discriminação, ódio, preconceito e abandono familiar e social envolvendo esse grupo, o que o expõe a situações degradantes de vida e viola a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), construída sob a premissa de que a sociedade deve ser capaz de garantir justiça, vida e liberdade. Contudo, na contramão desse tratado, a violência contra a população trans tem se manifestado em todos os espaços da sociedade brasileira de modo implícito e/ou explícito, reproduzindo-se nas instituições educacionais. Em que pese a natureza dessa instituição – locus por excelência do estímulo à pluralidade de ideias, culturas, jeitos de ser e fazer, portanto, lugar de encontro, acolhimento e formação humana – a escola tem reproduzido a cisnormatividade, ou seja, validando normas, regras e valores considerados adequados e normais pela sociedade burguesa, infringindo, dessa forma, o respeito à diversidade sexual e de gênero, à transgeneridade. Esse cenário requer esforços contínuos dos movimentos sociais, das instituições e da sociedade civil para garantir os direitos sociais e o respeito à população transgênera, além de nos provocar a seguir questionando as hipocrisias, criando transgressões e filosofando, como sugere Noel Rosa em sua composição “Filosofia”.

Palavras-chave: Cisnormatividade. Violência. Desafios educacionais. População transgênera.

 

Biografía del autor/a

Lindamar Alves Faermann, UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ - SÃO PAULO -SP

Assistente Social, Mestre em Serviço Social pela PUC-SP (2007), Doutora em Serviço Social pela PUC-SP (2014). Professora da UNITAU desde 2006. Atua como docente no Curso de Graduação e da Pós-Graduação na Universidade de Taubaté. Atualmente coordena o Curso de Serviço Social da UNITAU e curso de Pós-graduação Lato Sensuem Instrumentalidade Profissional do Assistente. Membro do corpo editorial da Revista Emancipação da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Líder do Grupo de Estudos "Serviço Social, Trabalho e Políticas Sociais", certificado pelo CNPq, com produções na área de fundamentos do Serviço Social, trabalho e política educacional. Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Graduação em Serviço Social da UNITAU. Possui experiência profissional na área de educação e assistência social. 

Silvio Luiz da Costa, UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ-SP

Doutor em Educação pela FE-USP. Mestre em Ciências Sociais pela PUC - SP. Graduado em Filosofia pela PUC - MG. Professor na área de filosofia e ciências sociais na Universidade de Taubaté e na Faculdade Dehoniana, em cursos de graduação e pós-graduação. Membro do Conselho dos Departamentos de Serviço Social; Pedagogia e Ciências Sociais e Letras da UNITAU. Professor de Análise de Conjuntura na Escola de Política e Cidadania de São José dos Campos. Presta assessoria na área de formação de professores nas redes públicas de ensino e faz análise de conjuntura junto a entidades do Vale do Paraíba. 

Catarina Couto, UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ-SP

Profissional da área de Letras, graduada pela UNITAU (2019). Atua na rede estadual de ensino no estado de São Paulo. Militante do movimento LGBT+

 

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Publicado

2020-12-07

Cómo citar

Faermann, L. A., Costa, S. L. da, & Couto, C. (2020). Cisnormatividade, violência e instituição escolar // Cisnormativity, violence and school institution. CONJECTURA: Filosofia E educação, 25, e020036. https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020036

Número

Sección

Artigos