Diálogo, dialogismo e dialogicidade em Buber, Bakhtin e Freire: algumas observações // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019017

Autores/as

Resumen

O diálogo, a dialogia, o dialogismo, a dialogicidade são termos recorrentes em inúmeras teorias. São orientadores de práticas pedagógicas que buscam uma educação transformadora. Neste artigo faz-se uma reflexão sobre esses termos a partir de quatro teóricos: Martin Buber, Mikhail Bakhtin e Paulo Freire. A tarefa principal é analisar em obras destes filósofos as semelhanças e diferenças. A questão que nos interessa focalizar refere-se à suposição de que há uma convergência entre esses autores. Nessa direção, o investimento na pesquisa desses autores tem uma dimensão, a um só tempo, introspectiva, já que permite detectar, nas obras dos quatro filósofos, semelhanças e diferenças a respeito das concepções sobre o diálogo, quanto prospectiva, uma vez que abre espaço para a sugestão de indicativos para uma prática que atenda aos desejos de uma educação de qualidade, transformadora de realidades opressivas.

Palavras-chave: Diálogo. Dialogismo. Dialogicidade.

Biografía del autor/a

José Anchieta de Oliveira Bentes, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Natural de Oriximiná-Pa. Doutor em Educação Especial, professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará.

Rita de Nazareth Souza-Bentes, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas-FFLCH, da USP/ DINTER/ UEPA. Mestre em Educação pela UFRN (2007). Docente do Curso de Letras Libras-DLLT-UEPA.

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Publicado

2019-12-19

Cómo citar

Bentes, J. A. de O., & Souza-Bentes, R. de N. (2019). Diálogo, dialogismo e dialogicidade em Buber, Bakhtin e Freire: algumas observações // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019017. CONJECTURA: Filosofia E educação, 24, e019017. Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/5602

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Sección

Artigos