Diálogo, dialogismo e dialogicidade em Buber, Bakhtin e Freire: algumas observações // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019017
Abstract
O diálogo, a dialogia, o dialogismo, a dialogicidade são termos recorrentes em inúmeras teorias. São orientadores de práticas pedagógicas que buscam uma educação transformadora. Neste artigo faz-se uma reflexão sobre esses termos a partir de quatro teóricos: Martin Buber, Mikhail Bakhtin e Paulo Freire. A tarefa principal é analisar em obras destes filósofos as semelhanças e diferenças. A questão que nos interessa focalizar refere-se à suposição de que há uma convergência entre esses autores. Nessa direção, o investimento na pesquisa desses autores tem uma dimensão, a um só tempo, introspectiva, já que permite detectar, nas obras dos quatro filósofos, semelhanças e diferenças a respeito das concepções sobre o diálogo, quanto prospectiva, uma vez que abre espaço para a sugestão de indicativos para uma prática que atenda aos desejos de uma educação de qualidade, transformadora de realidades opressivas.
Palavras-chave: Diálogo. Dialogismo. Dialogicidade.
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