A FRIEZA BURGUESA PELA TECNOLOGIA NA ESCOLA
Keywords:
Palavras-chave, Frieza burguesa. Ciência. Tecnologia, Tecnologias Digitais. Escola.Abstract
Tomando a educação escolar como objeto de reflexão, compreendida como algo imprescindível ao convívio da sociedade contemporânea, os autores deste artigo objetivam refletir sobre a frieza que se estabelece nas relações humanas da sociedade de produção capitalista aprimorada pela inovação tecnológica na escola. Partem, pois, para a compreensão do desenvolvimento da ciência e da tecnologia, tendo como referência o exposto por Regis de Morais, bem como pelo pensamento de Karl Marx, Erich Fromm e dos filósofos de Frankfurt: Theodor W. Adorno, Max Horkheimer e Herbert Marcuse. Também buscam a compreensão da frieza que se estabelece a serviço dos interesses capitalistas a partir do exposto por Adorno, sob a perspectiva de Andreas Gruschka. A partir dessas reflexões se fez possível discutir sobre a inserção das novas tecnologias requisitadas no período da pandemia da COVID-19, quando o Ensino Remoto Emergencial se fez imprescindível para a continuidade das aulas com a suspensão do Ensino Presencial. Daí se considerou, por um lado, a relação da frieza com a alienação nos termos postos por Marx; por outro, tornou-se possível compreender a projeção das inovações tecnológicas para a mudança do humano em transhumano, conforme o entendimento de autores como Maria Assumpta Coimbra. Por fim, depara-se com a necessidade de reconsideração sobre a inserção das novas tecnologias na escola que visam tão-somente atender as demandas do capitalismo que teima em se manter, expandindo-se cada vez mais.
References
ADORNO, Theodor W. Teoria da semiformação. Tradução Newton Ramos-de-Oliveira. In: PUCCI, Bruno; ZUIN, Antônio A. S.; LASTÓRIA, Calmon Nabuco (Orgs.). Teoria Crítica e inconformismo: nova perspectivas de pesquisa. Campinas-SP: Autores Associados, 2010b. p. 7-40. (Coleção Educação Contemporânea). Tradução de: Gesammelte Schriften.
ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. fragmentos filosóficos. Tradução por Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985. 356 p. Tradução de: Dialektik der Aufklärung - Philosophische Fragmente.
ALMEIDA, Nilson Ferreira de. O uso do Ensino Remoto Emergencial durante a Pandemia da COVID-19 na conclusão de estágios supervisionados e no Cerimonial de colação de Graus: experiência de docentes e acadêmicos do curso de arte, EaD Unicentro em polos da UAB. In: SANTINELLO, Jamile; ALVARISTO, Eliziane de Fátima; SATIL, João Francisco dos Santos (Orgs.). Educação, tecnologia e isolamento social: o repensar educativo e os reflexos do Ensino Remoto. Curitiba: CRV, 2022.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Tradução por Plínio Dentzien. Rio de Janeiro-RJ, Jorge Zahar Editor, 2001. Tradução de: Liquid Moderniiy.
BRASIL. Ministro da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 18 Mar 2020. n. 53. Seção, p. 39. Disponível em https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=18/03/2020&jornal=515&pagina=39. Acesso em: 19 jul. 2023.
CARDOSO, Teresa; PESTANA, Filomena; QUEIRÓS, Paula; QUEIRÓS, Luís. Formação de professores no contexto pandémico: o papel das tecnologias educacionais em rede. In: VILAS BOAS, Fabíola Silva de Oliveira; SILVA, Obdália Santana Ferraz (Orgs.). Ensino Remoto e formação de professores: construção de novos saberes para processos educativos. Campinas, SP: Pontes Editores, 2022.
COMÉNIO, João Amós. Didáctica magna: tratado da arte universal de ensinar tudo a todos. Tradução por Joaquim Ferreira Gomes. 3. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1985. 530 p. (Textos Clássicos). Tradução de: Didáctica Magna.
COSCARELLI, Carla Viana; GONÇALVES, Ghisene Santos Alecrim; GLÓRIA Julianna Silva. Planejamento e produção de conhecimento escolar na Pandemia através de recursos digitais. In: VILAS BOAS, Fabíola Silva de Oliveira; SILVA, Obdália Santana Ferraz (Orgs.). Ensino Remoto e formação de professores: construção de novos saberes para processos educativos. Campinas, SP: Pontes Editores, 2022.
DIONIZIO NETO, Manoel. Educação e tecnologia: a reafirmação do ensino tradicional nas inovações tecnológicas. Revista Dialetus. Ano 9, n. 19, ago./dez 2020, p. 197-224, Dossiê Filosofia da Técnica e Educação (II). Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/61579/. Acesso em: 23 jul. 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 10. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
FROMM, Erich. Ter ou ser? Tradução de Nathanael C. Caixeiro. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979.Tradução de: To Have or To Be?
GRUSCHKA, Andreas. Frieza burguesa e educação: a frieza como mal-estar da cultura burguesa na educação. Tradução por Erika Hansen Gonçalves, Rita Amélia Teixeira Vilela, Maj-Lis Strunk e Antônio A. S. Zuin. Campinas-S: Autores Associados, 2014. (Coleção Educação Contemporânea).
HORKHEIMER, Max. Eclipse da razão. Tradução Sebastião Uchoa Leite. 5. ed. São Paulo: Centauro, 2003. 200 p. Tradução de: Eclipse of razon.
HORKHEIMER, Max. Observações sobre Ciência e Crise. In: HORKHEIMER, Max. Teoria Crítica: uma documentação. Tradução Hilde Cohn. São Paulo: Perspectiva: Edusp, 1990. Tomo I, p. 7-12. (Coleção Estudos; 77 – Filosofia). Tradução de: Kritishe Theorie – Band I.
MARCUSE, Herbert. Tecnologia, guerra e fascismo. Tradução Maria Cristina Vidal Borba. São Paulo: UNESP, 1999. 376 p. (Biblioteca básica). Tradução de: Technologuy, War and Fascism.
MARTINS, Maria Artemis Ribeiro; CHAGAS, Eduardo Ferreira. Considerações sobre a tecnologia no processo de trabalho e de valorização do valor com base em Marx. Revista Dialetus. Fortaleza, ano 9, n. 19, ago./dez 2020. p. 73-92. Dossiê Filosofia da Técnica e Educação (II). Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/61573/162533. Acesso em: 26 jul. 2023.
MARX, Karl, ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã (I Feuerbach). Tradução por José Carlos Bruni e Marco Aurélio Nogueira. 8. ed. São Paulo: Hucitec, 1991. 142 p. (Coleção Pensamento Socialista, 12. Série “Clássicos”). Tradução de: Die deutsche ideologie. Kritik neuesten deutschen philosophie in ihren repräsentanten Fuerbach, B. Bauer und Stirner, und des deutschen sozialismus in seinen verschiedenen propheten.
MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos: terceiro manuscrito. Tradução por José Carlos Bruni. 5. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1991. p. 159-208. (Coleção Os pensadores - Marx; 12). Tradução de: Zur Kritik der politischen Ökonomie.
MORAIS, Regis de. Filosofia da ciência e da tecnologia: introdução metodológica e científica. 5. ed. São Paulo: Papirus, 1988.
NASCIMENTO, João Bosco Brito do. Tecnicismo, trabalho e educação em Marx. Revista Dialetus. Fortaleza, ano 9, n. 19, ago./dez 2020. p. 93-113. Dossiê Filosofia da Técnica e Educação (II). Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/61580/162540. Acesso em: 23 jul. 2023.
RAMBO, Nestor Francisco. A educação em rede em época de pandemia no Estado neoliberal brasileiro: por uma vida mais solidária e de acolhimento, para as epidemias e crises se repetirem menos! Revista Dialetus. Fortaleza, ano 9, n. 19, ago./dez 2020. p. 239-255. Dossiê Filosofia da Técnica e Educação (II). Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/61580/162540. Acesso em: 24 jul. 2023.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou da educação. Tradução por Sérgio Milliet. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995. 592 p.
RUSSELL, Bertrand. História do pensamento ocidental: a aventura dos pré-socráticos a Wittgenstein. Tradução por Laura Alves e Aurélio Rebello. Edição Especial. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2013. (Saraiva de Bolso). Tradução de: Wisdom of the West.
SOUSA, Maria Celeste de. O homem na era digital. Revista Dialetus. Fortaleza, ano 9, n. 19, ago./dez 2020. p. 135-148. Dossiê Filosofia da Técnica e Educação (II). Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/61580/162540. Acesso em: 24 de jul. 2023.
VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Sobre a alienação em Marx. In: VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da praxis. Tradução por Luiz Fernando Cardoso. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. 454 p. Traduções de: Filosofia de la praxis.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1. The publication of the originals will imply the assignment of copyright to Conjectura Journal.
2. Texts cannot be reproduced without authorization from the Journal after acceptance.