A FRIEZA BURGUESA PELA TECNOLOGIA NA ESCOLA

Autor/innen

  • Manoel Dionizio Dionizio Neto Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Antônio Álvaro Soares Zuin Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Schlagworte:

Palavras-chave, Frieza burguesa. Ciência. Tecnologia, Tecnologias Digitais. Escola.

Abstract

Tomando a educação escolar como objeto de reflexão, compreendida como algo imprescindível ao convívio da sociedade contemporânea, os autores deste artigo objetivam refletir sobre a frieza que se estabelece nas relações humanas da sociedade de produção capitalista aprimorada pela inovação tecnológica na escola. Partem, pois, para a compreensão do desenvolvimento da ciência e da tecnologia, tendo como referência o exposto por Regis de Morais, bem como pelo pensamento de Karl Marx, Erich Fromm e dos filósofos de Frankfurt: Theodor W. Adorno, Max Horkheimer e Herbert Marcuse. Também buscam a compreensão da frieza que se estabelece a serviço dos interesses capitalistas a partir do exposto por Adorno, sob a perspectiva de Andreas Gruschka. A partir dessas reflexões se fez possível discutir sobre a inserção das novas tecnologias requisitadas no período da pandemia da COVID-19, quando o Ensino Remoto Emergencial se fez imprescindível para a continuidade das aulas com a suspensão do Ensino Presencial. Daí se considerou, por um lado, a relação da frieza com a alienação nos termos postos por Marx; por outro, tornou-se possível compreender a projeção das inovações tecnológicas para a mudança do humano em transhumano, conforme o entendimento de autores como Maria Assumpta Coimbra. Por fim, depara-se com a necessidade de reconsideração sobre a inserção das novas tecnologias na escola que visam tão-somente atender as demandas do capitalismo que teima em se manter, expandindo-se cada vez mais.

Autor/innen-Biografien

Manoel Dionizio Dionizio Neto, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Graduação em Filosofia (Bacharelado e Licenciatura) pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), Mestrado em Filosofia pela UFPB (Universidade Federal da Paraíba e Doutorado em Educação, com foco em Filosofia da Educação, pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), em Estagio Pós-Doutoral, também pela UFSCar. Professor Associado IV, lotado na Unidade Acadêmica de Ciências Sociais (UACS) do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Participa do GEPEFE (Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia e Educação), do GET (Grupo de Estudos e Pesquisas Espaço e Tempo no Sertão Nordestino), GIEPELPS (Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação, Linguagem e Práticas Sociais) e do Grupo de Pesquisa Teoria Crítica e Educação. Tem como áreas de interesses e atuação: Introdução à Filosofia, História da Filosofia, Filosofia da Educação, Antropologia Filosófica, Ética, Estética, Filosofia Política, Filosofia da Ciência, Filosofia do Século XVIII, Existencialismo, Teoria Crítica, História do Brasil, Literatura e Questão de Gênero. Publicou livros em diferentes editoras, seja como autor ou como coautor, bem como capítulos de livros, prefácios e artigos em periódicos de circulação regional e nacional.

Antônio Álvaro Soares Zuin, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professor-Titular do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos. Possui Graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1989), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1993), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998), com Estágio Doutoral na Universidade Johann Wolfgang von Goethe, Alemanha (Bolsa do DAAD - Serviço alemão de intercâmbio acadêmico) e Pós-Doutorados em Filosofia da Educação pela Universidade de Leipzig, Alemanha, com bolsas CAPES e FAPESP, Psicologia da Educação pela Universidade de York, Inglaterra, com bolsas FAPESP e CAPES, e Sociologia da Educação pela Universidade Johann Wolfgang von Goethe, Alemanha, com bolsa CAPES/PRINT. Foi Chefe do Departamento de Educação da UFSCar no período de agosto de 2000 a setembro de 2002 e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar no período de dezembro de 2010 a agosto de 2011. No período de setembro de 2011 a maio de 2013 foi vice-coordenador do mesmo programa de pós-graduação. Recebeu vários recursos da FAPESP, tais como auxílio para pesquisa, auxílio para publicação de livro, bolsas de iniciação científica, mestrado, doutorado, pós-doutorado e auxílio para a realização de congressos internacionais. Foi Coordenador dos 24 Comitês Científicos da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) durante o período de outubro de 2010 a outubro de 2012. É Editor-chefe da revista: "Educação e Sociedade" (CEDES/UNICAMP) e membro do conselho editorial da revista "Pädagogische Korrespondenz" (Frankfurt am Main, Alemanha). Recebeu o prêmio de menção honrosa, referente ao 5o. Prêmio ABEU 2019 (evento promovido pela Associação Brasileira das Editoras Universitárias), categoria Ciências Humanas, pela publicação do livro: "Publique, apareça ou pereça: produtivismo acadêmico, pesquisa administrada e plágio nos tempos da cultura digital", que foi escrito em parceria com Lucídio Bianchetti e Obdália Ferraz. É bolsista-pesquisador do CNPq desde 2003, Assessor da FAPESP desde 2000 e da CAPES desde 2012. No período de janeiro de 2014 a março de 2015 foi professor-visitante do Departamento de Educação da Universidade de York, Inglaterra, por meio dos programas de Intercâmbio com Grupos de Pesquisa do Exterior promovido pela FAPESP (BPE) e do programa Estágio Sênior no Exterior promovido pela CAPES. No período de março a agosto de 2020 foi professor-visitante do Departamento de Educação da Universidade Johann Wolfgang von Goethe, Frankfurt, Alemanha, por meio do programa Estágio Sênior no Exterior promovido pela CAPES. Membro suplente do Conselho Técnico-Científico do CEDES/UNICAMP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Cyberbullying, Tecnologias digitais e educação, Teoria Crítica e educação, Violência e Educação.

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Veröffentlicht

2025-06-06

Zitationsvorschlag

Dionizio Neto, M. D., & Zuin, A. Álvaro S. (2025). A FRIEZA BURGUESA PELA TECNOLOGIA NA ESCOLA. CONJECTURA: Filosofia E educação, 29(1). Abgerufen von https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/11595