O desenvolvimento de um projeto de pesquisa como estratégia de aprendizagem ativa no Ensino Fundamental
Palavras-chave:
aprendizagem, projeto de pesquisa, hortas orgânicas, alimentação saudávelResumo
O presente artigo descreve e analisa uma experiência de ensino realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ulysses Leonel de Gasperi de Bento Gonçalves, RS. Por meio de uma metodologia de trabalho docente que favorece a participação integral dos educandos em um processo de aprendizagem ativa pela realização de atividades de pesquisa, os alunos do oitavo ano foram desafiados a buscar possíveis soluções para os desafios enfrentados na disputa por espaços entre a agricultura e urbanização, no bairro em que a Escola está situada. Neste processo, os alunos foram orientados pela professora de Ciências e pela Orientadora Educacional da escola, que haviam participado de um curso de capacitação ofertado pela UCS. O problema escolhido levou os estudantes a refletirem sobre a importância da adoção de uma alimentação mais saudável, através da criação de hortas orgânicas, bem como analisar se é possível implementar mudanças comportamentais significativas, levando em consideração o passado, presente e projeções futuras para as famílias do bairro em que se situa a escola. Como resultado, observou-se a ampla participação dos alunos da turma que geraram um trabalho que foi apresentado na II Mostra Científica do CARVI e foi classificado como o segundo melhor trabalho apresentado na edição de 2019.
Referências
SOUZA, M. L. S. O processo didático educativo: uma análise reflexiva sobre o processo de ensino e a aprendizagem. Brasil Escola, s.d. Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/processo-didaticoeducativo-analise-reflexiva-sobre-processo-ensino-aprendizagem.htm, acesso em 05/11/2019.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf, acesso em 05/11/2019.
SOUZA, L. Análise descritiva do uso da horta escolar como um recurso para alfabetização científica. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Caxias do Sul, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, 2015. Disponível em: https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/handle/11338/1135/Dissertacao%20Lisiane%20de%20Souza.pdf?sequence=1&isAllowed=y, acesso em 05/11/2019.
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL, II MOSTRA CIENTÍFICA DO CARVI, 2019. Disponível em: https://www.ucs.br/site/mostracientificacarvi2019/, acesso em 05/11/2019.
BRASIL, IBGE. Censo, Amostra - Migração. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rs/bentogoncalves/pesquisa/23/24007?detalhes=true , acesso em 13/11/2019.
CERQUEIRA, F. W. Agricultura Orgânica. Brasil Escola, s.d. Disponível em: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategiasensino/agricultura-organica.htm, acesso em 13/11/2019.
PEREIRA, A. C. O consumo de alimentos orgânicos sob o enfoque das atitudes de sustentabilidade e alimentação saudável. Trabalho de conclusão de especialização – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2014. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/158663, acesso em 13/11/2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Interdisciplinar de Ciência Aplicada
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.