Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Interdisciplinar de Ciência Aplicada é uma publicação científica que aceita trabalhos nos idiomas português, inglês e espanhol. Por ser uma revista de caráter interdisciplinar, tem como missão compartilhar conhecimento vinculado às áreas de engenharias, ciências da natureza, exatas e sociais.

Recebemos, em fluxo contínuo, trabalhos originais de caráter científico e/ou técnico relacionados à temática da Revista, tais como: Artigo Completo, Artigos de Revisão, Resenha Crítica de Artigo ou Livro, Estudo de Caso e Comunicação Rápida (Short Communication), para publicação nas nossas diversas seções. Nosso público-alvo são pesquisadores, professores e técnicos que atuam nas diversas áreas relacionadas aos eixos temáticos do periódico.

Políticas de Seção

A Revista Interdisciplinar de Ciência Aplicada (RICA) tem como objetivo ser um meio de comunicação científica voltado ao público acadêmico, com vistas à troca de informações e ao desenvolvimento e maturação científica. A RICA deve servir como um incentivo para jornada dos acadêmicos (graduandos, pós-graduandos e professores) que acreditam poder contribuir com a sociedade, por meio de conhecimentos concretos, análises críticas ou reflexões baseadas na pesquisa científica.

As seções são estruturadas para contemplar desde os iniciantes na carreira científica até os mais experimentados, mantendo um foco interdisciplinar e abrangendo áreas que vão das ciências e pedagogia até as engenharias e tecnologia.

Modelo de Professor
A seção “Modelo de Professor”, será sempre voltada a um artigo que homenageie um profissional educador em destaque no ambiente acadêmico.
Editora: Dra. Gladis Franck da Cunha

Comunicações Curtas
Artigos curtos, que contemplem o método científico com clareza, devem compor a seção “Comunicações Curtas”. Como exemplo, pode ser um trabalho realizado em sala de aula, em um projeto de extensão ou estágio.
Editor: Prof. Dra. Scheila de Ávila e Silva

Artigos Completos
Na seção “Artigos Completos”, os trabalhos apresentam uma revisão mais extensa e a análise de dados mais profunda. Essa seção tem por interesse, receber trabalhos de conclusão de curso ou mestrado, ou ainda, trabalhos de iniciação científica com anos de investigação.
Editor: Me. Wendel Paulo Silvestre

Artigo de Revisão
A seção “Artigo de Revisão” tem como foco a revisão de um assunto atual nas mais diversas áreas científicas. 
Editor: Prof. Dr. Matheus Poletto

Resenha
Nesta seção serão incluídas resenhas de Livros cujo conteúdo se relacione com o escopo desta revista: Interdisciplinaridade, Educação e Ciência Aplicada.
Editor: Prof. Dra. Gladis Franck da Cunha

Estudo de Caso
Nesta seção artigos que descrevem e analisam casos/situações ou apresentam experiências oriundas de alguma aplicação real em todas as áreas do conhecimento.
Editor: Prof. Drª Scheila De Ávila e Silva

Processo de Avaliação pelos Pares

O periódico tem um Conselho Editorial composto por cientistas e pesquisadores qualificados e renomados e seus membros exercem a função de avaliar e garantir a qualidade das publicações, emitindo pareceres sobre os trabalhos em cada seção da revista. Os trabalhos submetidos são apreciados por dois avaliadores externos à equipe editorial, com a omissão da identificação do autor, também chamado de "duplo cego". Caso ocorra divergência de pareceres desses avaliadores, a decisão final de publicar o artigo é do Editor-Chefe e conta com a aprovação solidária do Conselho Editorial.

Os trabalhos submetidos passam por um processo avaliativo composto de 3 (três) etapas:

Etapa 1: Avaliação Inicial
Ao receber a submissão de um trabalho, a Equipe Editorial cumpre uma primeira etapa que envolve a avaliação:

  • de aspectos da formatação, tendo em vista as orientações disponíveis no menu “diretrizes para autores”;
  • da ausência de elementos que identifiquem a autoria;
  • verificação de existência de plágio utilizando o software copyspider;
  • qualidade da submissão considerando aspectos relacionados a coerência e consistência de acordo com o esperado para um trabalho científico e qualidade gramatical ou ortográfica esperada.

Caso sejam observadas discrepâncias e/ou a existência de possível plágio, as submissões serão imediatamente arquivadas e os autores serão informados sobre a impossibilidade de continuidade da avaliação. Se aprovados nessa etapa, os trabalhos serão encaminhados para avaliação pelas editorias de seção.

Etapa 2: Avaliação pelos pares
A submissão aprovada para a etapa 1 será designado a 2 (duas) avaliações (peer review) para emitirem pareceres e lhes solicitará que respondam no prazo máximo de 3 (três) semanas. Os avaliadores procederão à revisão dos trabalhos por meio do portal da revista.

Com base nas recomendações e pareceres resultantes das avaliações, a editoria de seção apresentará uma proposta de decisão à editoria-chefe, que poderá ser: (1) aprovar o trabalho para publicação; (2) solicitar aos autores alterações no trabalho; (3) rejeitar o trabalho para publicação.

Caso a deliberação seja a de solicitação de alterações, os autores terão o prazo de 15 (quinze) dias para postagem da nova versão do trabalho. Os avaliadores envolvidos poderão ser novamente consultados e terão o prazo de 3 (três) semanas para verificar o atendimento das questões indicadas. Caso as recomendações não sejam atendidas como determinado pelos pareceres, o trabalho será rejeitado para publicação.

Etapa 3: Revisões finais
O trabalho aprovado para publicação seguirá para a fase de edição, na qual haverá a revisão: das normas bibliográficas (citações, referências, formatação de textos, ilustrações, quadros e tabelas) e dos descritores do artigo e dos metadados.

Após a aprovação, não é possível efetuar mudanças na autoria dos trabalhos.

Após essas três etapas, os textos serão encaminhados aos autores para aprovação da versão final (proofs). Caso identifiquem incorreções, deverão indicá-las no próprio texto para que a equipe editorial componha a versão final. O prazo para esta devolutiva será de 10 (dez) dias para se manifestarem e postarem o arquivo do trabalho no sistema da revista. Não havendo manifestação no prazo estipulado, o texto será considerado aprovado e será publicado.

Uma vez corrigido e publicado em online first, ou na versão definitiva, não serão aceitas mudanças nos artigos. Em situações que necessitem correção, os autores devem contatar algum dos editores da revista e solicitar a publicação de uma errata.

Acesso Online first

Os artigos aceitos para publicação serão disponibilizados na seção 'Online first', até que toda a indexação seja realizada (atribuição de DOI's, fascículo, paginação, etc.), o que ocorre a cada nova edição lançada. Esta seção visa promover uma rápida visibilidade aos artigos aceitos.

Os autores que queiram divulgar seu trabalho ou utilizar um artigo online first como referência podem usar o link da página do trabalho na RICA como identificador até a atribuição do DOI e indexação definitiva.

Periodicidade

A Revista tem periodicidade semestral, de fluxo contínuo com duas publicações ao ano, a saber: Janeiro/Julho e Agosto/Dezembro.

O tempo médio para emissão de parecer de avaliação de um artigo é de 90 dias.

Política de Acesso Livre e direitos autorais

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A Revista NÃO cobra encargos de submissão para o processamento e publicação (APC's).

Licença Creative Commons

Esta revista, bem como os trabalhos nela publicados, estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença de Atribuição Creative Commons CC BY-NC-ND 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.

Ética e Declaração de Práticas de Publicação

A RICA está comprometida em manter os mais altos padrões éticos a fim de garantir a qualidade e integridade dos trabalhos publicados. Desse modo, a RICA possui os seguintes princípios:

  • A equipe editorial e de revisão da trabalham voluntariamente para manter a qualidade dos trabalhos publicados e podem, a qualquer momento, apontar irregularidades que violarem direitos autorais ou apresentarem alguma forma de plágio, tomando as medidas cabíveis.
  • A equipe editorial garante a confidencialidade dos trabalhos apresentados até que sejam publicados, exceto no caso de publicações de artigos premiados e de edições especiais com produções de autores(as) já conhecidos.
  • A equipe de revisão se compromete a tratar como confidencial o trabalho recebido para revisão por pares e não deve usar as informações obtidas nesse processo para obter vantagem pessoal e/ou profissional.
  • Os autores devem garantir que tenham escrito obras totalmente originais. Ao utilizarem outros materiais, fontes devem ser apropriadamente citadas. Qualquer tentativa de plágio resultará na rejeição do trabalho submetido ou arquivamento caso tenha sido publicado e a esta identificação tenha ocorrido posteriormente.
  • Os autores não devem submeter o mesmo trabalho a mais de uma revista. A apresentação do mesmo texto a mais de um periódico constitui um comportamento antiético que poderá inviabilizar a publicação.
  • Caso seja verificada a ocorrência de plágio após a publicação, o(a) autor(a) estará sujeito(a) às medidas legais cabíveis. O arquivo online do trabalho será excluído imediatamente e, em seu lugar, será publicada uma explicação sobre o motivo da exclusão.

A RICA segue como base as diretrizes determinadas pelo código de conduta ética do Comitê de Ética em Publicações (COPE). Assim, é imprescindí­vel que todas as partes envolvidas (editores, autores e pareceristas) as adotem, visando impedir quaisquer instâncias de comportamento antiético e más práticas nas publicações. A RICA repudia todo tipo de plágio, falsificação de informações, fabricação de resultados, autoria indevida ou fantasma e qualquer outra espécie de fraude que ocasione prejuÍzo à ética cientÍfica. Ademais, endossamos as diretrizes para autores determinadas pela Comissão de Integridade do Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÍfico e Tecnológico (CNPq), disponíveis aqui.

Para informações detalhadas sobre as diretrizes com relação à ética e práticas de publicação da RICA, acesse a Declaração de ética e m´ás práticas de publicação da revista.

Política de preservação digital

A RICA realiza a preservação de longo prazo dos artigos utilizando a rede LOCKSS da PKP para preservação.