Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto segue os padrões de estilo de acordo com as diretrizes da revista; as figuras, tabelas e quadros estão inseridas no texto, não no final do documento ou como anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página 'Sobre a Revista'.
  • Na etapa de submissão, o título, o resumo e as palavras-chave devem ser adicionados ao sistema da revista nos idiomas Português, Inglês e Espanhol, independentemente do idioma do artigo.

Diretrizes para Autores

Acesse o arquivo de modelo para informações completas das diretrizes de formatação e estilos de publicação

Título do artigo com, no máximo, três linhas de extensão, centralizado, tamanho 14, negrito e fonte Times New Roman

Resumo: Resuma os pontos chaves do artigo com: 150 a 300 palavras para Artigo Completos, Artigos de Revisão ou Estudo de Caso; 100 a 250 palavras para Comunicações Curta, ou Resenha. Fonte do Resumo: Times New Roman, 8 pts, normal, justificado. Conteúdo: Resuma os pontos chaves do artigo: objetivos, metodologia, principais resultados e principais conclusões.  Não utilize referências, imagens ou tabelas no resumo! Antes do resumo deixar 6 pontos e após o resumo deixar 4 pontos de espaço. Após as palavras-chave deixar 8 pontos.

Palavras-Chave: Três a Cinco Palavras, separadas por vírgula. Artigo, Modelo, Formatação.

Abstract: Summarize your article in English and from 100 to 200 words. Times New Roman, 8 pt, Italic, automatic color, Justify. Summarize your article in English and from 100 to 200 words. Times New Roman, 8 pt, Italic, automatic color, Justify. After and before the abstract, leave 4 pt spacing. After the Keywords, leave an 8 pts spacing.

Keywords: Article, Template, Guidelines.

1.    FORMATAÇÃO E ELEMENTOS TEXTUAIS

1.1     Formatação do arquivo
A configuração da página papel A4 (210 x 297 mm), no modo Retrato.
As margens da página devem ser do tipo estreita (1,27 cm em todas as margens - direita, esquerda, inferior e superior).
O tamanho do artigo está relacionado com o tipo de publicação. Artigos completos, casos de ensino e estudos de casos devem ter de 5 a 10 páginas, comunicações curtas e resenhas devem ter de 2 a 4 páginas e artigos de revisão devem ter de 5 a 15 páginas. Artigos com extensão fora desses limites serão recusados.
Os artigos devem seguir este modelo de duas colunas.

1.2     Elementos textuais
Para o texto utilize fonte Times New Roman, normal, tamanho 10. Os parágrafos devem apresentar espaçamento de 6pt antes. O espaçamento é simples e a primeira linha deve ter um recuo de 0,8 cm.
Palavras em língua estrangeira e nomes científicos de táxons (grupo do gênero e espécie) devem ser escritos em itálico.
As citações diretas de até 3 (três) linhas devem estar entre aspas duplas, com a mesma formatação do corpo do texto. No caso de citação direta com mais de 3 (três) linhas, não usar aspas e seguir a seguinte formatação:
As citações diretas com mais de três linhas deverão ser formatadas com: fonte Times New Roman, tamanho 10, justificado, recuo de texto 2 cm, espaçamento entrelinhas simples, espaço antes e depois do parágrafo (12 pontos).
Nos dois casos, a citação deve vir acompanhada da entrada de referência. Se a identificação do autor aparecer fora dos parênteses, a entrada deve ser redigida assim: Sobrenome do autor (ano, p. xx) [1]. Se aparecer dentro dos parênteses, deve ser apresentada desta forma: [1, p. xx]. Encontre mais informações na seção Referências. 
As notas de rodapé podem ser inseridas com o recurso Notas de Rodapé do Microsoft Word (Menu Referências - Inserir Nota de Rodapé). Sugere-se que links de páginas de internet sejam inseridos como notas de rodapé.

2.    ELEMENTOS ESPECIAIS

2.1     Figuras
As figuras deverão ser alinhadas com o texto. A quebra de texto automática das figuras deve ser configurada como: alinhada com o texto (selecione a figura e depois clique em Menu Ferramentas de Imagem > Formatar > Quebra de Texto Automática > Alinhado com o Texto). As figuras devem ser numeradas sequencialmente a partir do número 1 e devem ser chamadas pela sua numeração no corpo do texto e não como “a figura abaixo”.

2.2     Tabelas e Quadros
As tabelas e os quadros devem ser chamados pela sua numeração no corpo do texto e não como “a/o tabela/quadro abaixo” e a descrição do conteúdo da tabela ou quadro deve vir logo abaixo com formatação semelhante às legendas de figuras.
As tabelas são utilizadas para apresentar dados e resultados, normalmente com tratamento estatístico. Elas são apresentadas com fonte Times New Roman, tamanho 9, com linhas internas apenas no cabeçalho. As bordas superiores e inferiores da tabela devem permanecer e as bordas laterais não devem ser exibidas.
Os quadros, normalmente, são utilizados para apresentar informações textuais. São apresentados com todas as linhas fechadas e texto alinhado à esquerda.

2.3     Equações
A edição de equações costuma ser problemática. Por isso, é melhor não as formatar como texto. Use a ferramenta de equação do Microsoft Word, ou insira as equações como imagem.

2.4     Códigos
Linhas de código de programação, devem seguir uma formatação parecida com os quadros. Aqui tratamos o código como um quadro com uma única célula. A legenda do código que deve acompanhar a numeração das figuras do artigo (Ex.: Figura 2).
Para formatar o texto do código utilize a fonte Courier New, tamanho 8, alinhado à esquerda.

3.    REFERÊNCIAS

Compõem as referências os documentos citados no texto. As referências de citações indiretas devem ser chamadas no texto usando numeração arábica crescente entre colchetes (p. ex., [1]). As referências devem ser numeradas de acordo com a ordem na qual elas aparecem no texto. O formato para a citação deve ser o formato APA (American Physiological Association). Veja os exemplos de formatação de diferentes publicações científicas.

Em relação aos autores, independentemente do tipo de obra, informar o sobrenome, seguido por uma vírgula e as iniciais do autor. Para separar os autores use vírgulas. Use um espaço entre as iniciais dos autores. Coloque o & (e comercial) antes do último autor.

Informações adicionais podem ser consultadas na página APA style, da American Psychological Association.

Comunicação Curta

Artigos curtos, que contemplem o método científico com clareza, devem compor a seção “Comunicações Curtas”. Como exemplo, pode ser um trabalho realizado em sala de aula, em um projeto de extensão ou estágio.

Artigos Completos

Na seção “Artigos Completos”, os trabalhos apresentam uma revisão mais extensa e a análise de dados mais profunda. Essa seção tem por interesse, receber trabalhos de conclusão de curso ou mestrado, ou ainda, trabalhos de iniciação científica com anos de investigação.

Artigos de Revisão

A seção “Artigo de Revisão” visa publicar trabalhos que tratem da compilação de informações acerca de um assunto atual nas mais diversas áreas científicas.

Resenha

Nesta seção serão incluídas resenhas de livros cujo conteúdo se relacione com o escopo desta revista: Interdisciplinaridade, Educação e Ciência Aplicada

Estudo de Caso

Nesta seção artigos que descrevem e analisam casos/situações ou apresentam experiências oriundas de alguma aplicação real em todas as áreas do conhecimento.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Ética e Declaração de Práticas de Publicação

A RICA está comprometida em manter os mais altos padrões éticos a fim de garantir a qualidade e integridade dos trabalhos publicados. Desse modo, a RICA possui os seguintes princípios:

  • A equipe editorial e de revisão da trabalham voluntariamente para manter a qualidade dos trabalhos publicados e podem, a qualquer momento, apontar irregularidades que violarem direitos autorais ou apresentarem alguma forma de plágio, tomando as medidas cabíveis.
  • A equipe editorial garante a confidencialidade dos trabalhos apresentados até que sejam publicados, exceto no caso de publicações de artigos premiados e de edições especiais com produções de autores e autoras já conhecidos.
  • A equipe de revisão se compromete a tratar como confidencial o trabalho recebido para revisão por pares e não deve usar as informações obtidas nesse processo para obter vantagem pessoal.
  • Os autores devem garantir que tenham escrito obras totalmente originais. Ao utilizarem outros materiais, fontes devem ser apropriadamente citadas. Qualquer tentativa de plágio resultará na rejeição do trabalho submetido ou arquivamento caso tenha sido publicado e a esta identificação tenha ocorrido posteriormente.
  • Os autores não devem submeter o mesmo trabalho a mais de uma revista. A apresentação do mesmo texto a mais de um periódico constitui um comportamento antiético que poderá inviabilizar a publicação.
  • Caso seja verificada a ocorrência de plágio após a publicação, o(a) autor(a) estará sujeito(a) às medidas legais cabíveis. O arquivo online do trabalho será excluído imediatamente e, em seu lugar, será publicada uma explicação sobre o motivo da exclusão.

A RICA segue como base as diretrizes determinadas pelo código de conduta ética do Comitê de Ética em Publicações (COPE). Assim, é imprescindí­vel que todas as partes envolvidas (editores, autores e pareceristas) as adotem, visando impedir quaisquer instâncias de comportamento antiético e más práticas nas publicações. A RICA repudia todo tipo de plágio, falsificação de informações, fabricação de resultados, autoria indevida ou fantasma e qualquer outra espécie de fraude que ocasione prejuÍzo à ética cientÍfica. Ademais, endossamos as diretrizes para autores determinadas pela Comissão de Integridade do Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÍfico e Tecnológico (CNPq), disponíveis aqui.

Para informações detalhadas sobre as diretrizes com relação à ética e práticas de publicação da RICA, acesse a Declaração de ética e m´ás práticas de publicação da revista.