Interdisciplinaridade na alfabetização científica: relações entre teorias de aprendizagem, abordagens da HFSC e instrumentos didáticos - uma análise do ENPEC 2015

Autores

Palavras-chave:

interdisciplinaridade, abordagens HFSC, instrumentos didáticos, teorias de aprendizagem

Resumo

Faz-se importante, investigações continuas dos saberes docentes e construções de abordagens didáticas interdisciplinares, podendo conectar aspectos históricos, filosóficos e sociológicos da ciência (HFSC), epistêmicos e teórico didáticos, promovendo a alfabetização científica. Por meio de palavras chaves que remetem a instrumentos didáticos, foram selecionados 04 trabalhos de um total de 62 participantes do Encontro Nacional em Pesquisa no Ensino de Ciências ENPEC do ano de 2015, apurou-se abordagens HFSC direcionadas para o ensino básico, em seguida analisado se o trabalho como tal apresenta em sua construção ou no desenvolvimento a relação explícita ou implícita da abordagem HFSC ao recurso didático aliado a alguma teoria de aprendizagem. Evidenciaram-se poucas propostas de práticas de ensino e aprendizagem no ENPEC de 2015 que poderiam ser mediadas como propostas didáticas, nesta composição, envolvendo abordagens da HFSC, fundamentação em uma teoria de aprendizagem aliado a um instrumento didático.

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Publicado

22-12-2018

Como Citar

Silva, D., Patron, F., & Batista, I. (2018). Interdisciplinaridade na alfabetização científica: relações entre teorias de aprendizagem, abordagens da HFSC e instrumentos didáticos - uma análise do ENPEC 2015. Revista Interdisciplinar De Ciência Aplicada, 3(6), 33–37. Recuperado de https://sou.ucs.br/revistas/index.php/ricaucs/article/view/70